Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) decidiu nesta quinta-feira (28), por dois votos a um, arquivar o inquérito da Polícia Federal que investigava o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), no caso que ficou conhecido como “máfia das creches”. A corte concluiu que não há elementos suficientes para manter a apuração contra o chefe do Executivo municipal.
O inquérito teve origem na Operação Day Care, deflagrada pela Polícia Federal em janeiro de 2021. A investigação apurava supostas irregularidades em creches conveniadas à prefeitura e indiciou 116 pessoas suspeitas de desviar recursos destinados ao atendimento de crianças de até três anos.
Em 2024, o nome de Nunes passou a constar no inquérito, mas o tribunal entendeu que não havia provas que justificassem a continuidade da investigação em relação ao prefeito.
Em nota, a defesa de Nunes afirmou que a decisão reconhece a inexistência de “justa causa” para mantê-lo no processo. O prefeito já havia declarado, em novembro do ano passado, ter ficado perplexo com a acusação de envolvimento no esquema.
O Ministério Público Federal ainda pode recorrer da decisão.
Segundo relatório da Polícia Federal, das 152 creches investigadas, 112 apresentaram indícios de irregularidades na prestação de contas. A apuração apontou que algumas entidades responsáveis pelas unidades entregaram guias de recolhimento de impostos federais falsas ou adulteradas.
A investigação também identificou que um dos grupos criminosos teria movimentado mais de R$ 1 bilhão em quatro anos.
Fonte: gazetabrasil