Empresa brasileira arremata bloco de petróleo na Bacia do Parecis, entre RO e MT


Uma reserva promissora de petróleo, localizada entre os estados de Rondônia e Mato Grosso, voltou a ganhar destaque após a empresa brasileira Dillianz Petróleo e Gás arrematar um dos blocos da região no 5º leilão da Oferta Permanente de Concessão (OPC), realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O bloco arrematado está situado na Bacia do Parecis, uma área que se estende desde o Cone-Sul de Rondônia, entre os municípios de Pimenta Bueno e Colorado do Oeste, até o rio Xingu, no território mato-grossense. Considerada promissora desde os anos 1990, essa região faz parte do chamado Cráton Amazônico e apresenta características geológicas semelhantes às bacias do Amazonas e do Solimões, onde já há produção de petróleo e gás.

Na década de 90, a Petrobras e o antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) chegaram a perfurar o solo da Bacia do Parecis, mas não encontraram petróleo em profundidades rasas. Contudo, novos estudos sísmicos indicam que o potencial petrolífero pode estar a cerca de 6 mil metros de profundidade, o que exige investimentos em tecnologia avançada para viabilizar a exploração.

Embora ainda não haja confirmação oficial da presença de petróleo comercializável, análises realizadas por pesquisadores detectaram compostos que apontam para um grande potencial de óleo e gás natural. Essas substâncias são fundamentais tanto para geração de energia quanto para a produção de diversos insumos industriais.

Com o arremate, a Dillianz Petróleo e Gás assume a responsabilidade de aprofundar os estudos na área e, caso seja confirmada a viabilidade econômica, instalar a estrutura necessária para iniciar a exploração. Ainda não há prazo definido para o início das atividades, mas a expectativa é de que a operação gere empregos e impulsione a economia local tanto no sul de Rondônia quanto no oeste de Mato Grosso.

As próximas etapas envolvem a realização de análises detalhadas para identificar os pontos mais estratégicos para perfuração de poços.

Nortão MT com Tribuna Popular

Fonte: nortaomt

Anteriores Prisão de Zambelli é mantida pela Justiça da Itália durante processo de extradição para o Brasil
Próxima Pequim avalia oferta sobre fentanil para iniciar negociações comerciais com EUA, informa WSJ