A marca nacional Lecar, do empresário Flávio Figueiredo Assis, promete entregar os seus primeiros carros em agosto de 2026, com produção na futura fábrica no Espírito Santo. Os dois modelos, o SUV 459 e a picape Campo, ainda estão em fase final de desenvolvimento, mas a expectativa, segundo o empresário, é de que a dupla esteja pronta e seja apresentada no Salão do Automóvel, em novembro.
Durante coletiva com jornalistas realizada nesta quinta-feira (7), Assis revelou que os carros já podem ser blindados de fábrica em parceria com a Lopes, dona da primeira loja autorizada a vender os veículos. Ao todo, de acordo com o empresário, 300 estabelecimentos estão interessados em vender produtos da marca. E já são 5 mil interessados nos dois veículos, que vão custar R$ 159.000.
A fábrica da Lecar no Espírito Santo sequer começou a ser construída. No entanto, a expectativa é de que a licença para iniciar as obras seja obtida nos próximos dias. O investimento deve ficar, conforme divulgado pela empresa, na ordem dos R$ 860 milhões. Outra promessa é de que os carros terão 83% de nacionalização e, além do 459 e da Campo, outro SUV urbano, com nome de Tático, deverá ser lançado posteriormente.
Assis ainda comenta que há a possibilidade da rede Renault cuidar da manutenção do motor a combustão dos seus carros. Isso porque estes são fornecidos pela Horse, empresa composta por união entre a marca francesa e a chinesa Geely.
Projetado inicialmente para ser elétrico, o 459 passou por ajustes durante o desenvolvimento e chegará ao mercado agora como híbrido flex, combinando um motor a combustão da Horse (o mesmo usado por Renault Kardian e Nissan Kicks) com um propulsor EV da WEG.
Em seu site, a marca já anuncia o modelo pelo preço de R$ 159.300 e aceita reservas por R$ 1.593 (1% do valor total). Em entrevista, o empresário afirmou que já recebeu mais de 4.500 pedidos, inclusive de clientes fora do Brasil.
Além disso, o modelo recebeu modificações no design e apresenta, pela primeira vez, as linhas que estarão na versão de produção. Segundo Assis, o carro final mudará muito pouco em relação ao protótipo agora revelado, ganhando apenas ajustes pontuais.
A mudança foi necessária, salientou o executivo, para adequar o projeto ao gosto do público, já que a proposta inicial não agradou tanto. As novas linhas são mais dinâmicas e guardam inspiração nos carros de outras marcas, como a Tesla.
Na dianteira, o 459 tem para-choque com formato retangular, faróis bem integrados e conjunto de iluminação em LED que, segundo a Lecar, “lembra uma onça-pintada”. As laterais são limpas, exibindo maçanetas retráteis e rodas com acabamento diamantado. Já na traseira, destaque para o caimento do teto suave e para as lanternas integradas ocupando toda a largura do carro.
Nascido inicialmente para ser elétrico, o 459 chegará ao mercado agora como híbrido flex. A Lecar repensou a parte mecânica do projeto e decidiu apostar em um sistema que combina motores térmico e elétrico. Dessa forma, o conjunto terá o conhecido propulsor 1.0 turbo flex da Horse (o mesmo usado por Kardian e Kicks) associado a um powertrain EV.
A unidade a combustão, vale lembrar, funcionará apenas como geradora de energia e não tracionará diretamente as rodas. Este papel será desempenhado pelo motor elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm, fornecido pela WEG e instalado no eixo traseiro.
A marca promete aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e garante que o 459 rodará até 1.000 km gastando apenas 30 litros de etanol. Ou seja, uma média de consumo de 33,3 km/l.
O modelo terá 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,52 m de altura, distância entre-eixos de 2,70 m e porta-malas com capacidade para 530 litros. Entre os equipamentos, a Lecar promete o pacote Adas com sistema de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência e sistema de alerta de pontos cegos.
A caminhonete tem porte compacto e promete brigar diretamente com a Fiat Strada, atual líder da categoria. São 4,50 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,60 m de altura, além de 2,70 m de entre-eixos. A caçamba tem 1,30 m de comprimento e espaço para 900 litros.
O motor é o mesmo do 459. A marca promete aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e garante que a Campo rodará até 1.000 km gastando apenas 30 litros de etanol. Ou seja, uma média de consumo de 33,3 km/l.
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Fonte: direitonews