Nova Volkswagen Amarok é confirmada com versão híbrida; saiba quando chega


A nova Volkswagen Amarok também será híbrida. Esse foi o anúncio feito nesta terça-feira (5) pelo Ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, junto de Marcellus Puig, presidente da fabricante no país vizinho. A próxima geração da picape média, que será fabricada em General Pacheco (Argentina) com investimento de US$ 580 milhões (R$ 3,3 bilhões na conversão direta), tem previsão de lançamento para 2027.

A reunião, realizada na sede do Ministério da Economia, confirma o que já havia sido indicado pelo sindicato dos metalúrgicos da região de Buenos Aires no início de 2025. Inclusive, protótipos da nova Amarok em testes até já foram flagrados na Argentina.

Vale lembrar que, em vez de desenvolver a caminhonete do zero — ou de utilizar a base da Ford Ranger, como em outros continentes — a marca alemã pegou emprestada a plataforma de sua parceira chinesa, a Saic, para criar a nova Volkswagen Amarok.

Portanto, além de ser híbrida, a segunda geração da Amarok irá compartilhar sua plataforma e muitos outros componentes com a picape Maxus Terron 9, que Autoesporte teve a oportunidade de conhecer durante o Salão de Xangai (China). Confira o vídeo abaixo:

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Em relação a motorização eletrificada, ainda não é possível saber qual será o conjunto escolhido pela Volkswagen. Afinal, a Terron não é vendida com nenhuma opção híbrida em outros mercados. Há apenas configurações com motor 2.5 turbo diesel ou elétrica.

De qualquer forma, o que já sabemos é que também é possível esperar pela manutenção do atual motor V6 turbodiesel de 258 cv de potência e 59,1 kgfm de torque, assim como do câmbio automático de oito marchas da ZF.

Fora isso, há a possibilidade de que ainda existam versões mais baratas equipadas com motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros e até câmbio manual de seis marchas. Além disso, devido ao uso da plataforma da Maxus Terron 9, a tração 4×4 pode passar enfim a ser sob demanda, resolvendo uma velha queixa de consumidores quanto à robustez da picape de primeira geração, com suspensão traseira por eixo rígido com feixe de molas semielípticas.

Toda a parte de design e engenharia da nova Amarok está sendo reformulada pelo time sul-americano, para que o projeto atinja os padrões de exigência do nosso mercado. O visual será assinado por José Carlos Pavone, brasileiro que chefia os times de design da marca nas Américas.

E as dimensões da nova Volkswagen Amarok devem ser tão superlativas quanto as da Maxus T90, que mede 5,50 metros de comprimento, 3,30 m de entre-eixos, 2 metros cravados de largura e 1,86 m de altura.

A decisão de criar uma versão híbrida para a Volkswagen Amarok surge no mesmo momento em que as principais rivais seguem o mesmo caminho. Afinal, a Ford até já foi apresentou uma versão híbrida plug-in (PHEV) da Ranger na Europa. Ao mesmo tempo, a Toyota Hilux com opções eletrificadas também já está em desenvolvimento.

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Fonte: direitonews

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