“Se um terremoto com uma magnitude de 8.0 a 9.0 ocorresse hoje, os cientistas alertam que um mega tsunami de 30 metros de altura destruiria a maior parte da Costa Oeste, uma vez que a linha costeira teria caído cerca de 2,4 metros”, aponta o artigo.
De acordo com a mídia, as mudanças climáticas podem elevar o nível do mar em até 60 centímetros até 2100. Se por essa época ocorrer outro grande terremoto na zona de subducção de Cascadia, ele provavelmente aumentaria a destruição e inundação.
“Isso certamente será um verdadeiro desastre para os EUA. O tsunami virá, e será devastador”, alertou a professora Tina Dura, autora principal do estudo.
A zona de subducção de Cascadia é uma falha geológica de cerca de 1.126 km de comprimento ao largo da costa oeste da América do Norte, onde a placa tectônica de Juan de Fuca desliza sob a placa norte-americana.
Em 30 de julho, o terremoto mais forte desde 1952, com uma magnitude de 8.8, sacudiu a península russa de Kamchatka, na parte oriental do país. Destaca-se que as ondas de tsunami após o terremoto afetaram a costa do estado americano de Washington.
Fonte: sputniknewsbrasil