Os carros 1.0 mais vendidos do Brasil após programa de IPI zero


O programa Carro Sustentável zerou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de modelos compactos com motores flex de até 115,5 cv de potência. O benefício do governo federal fez as vendas da categoria subirem 13%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Ao todo, 37.065 veículos cadastrados na modalidade foram vendidos em julho, de acordo com dados da consultoria K.Lume cedidos à Autoesporte.

Importante reforçar que cabe aos fabricantes cadastrarem os carros elegíveis na base de dados do governo para que o IPI seja zerado — o que explica, por exemplo, a ausência temporária do Chevrolet Onix. A General Motors já confirmou que o hatch terá o benefício a partir de agosto. Veja as vendas dos modelos que já estão cadastrados no programa:

O ranking é encabeçado pelo Volkswagen Polo Track, responsável por 8,8 mil emplacamentos. O dado revela que a versão tem impacto significativo nas vendas gerais do hatch, que emplacou 12.937 unidades em julho. De olho no benefício, a fabricante também voltou a produzir o Polo TSI no mês passado.

Modelos como Fiat Argo, Hyundai HB20, Fiat Mobi e Renault Kwid aparecem com destaque na lista de emplacamentos. Estes últimos são os carros mais baratos do Brasil — e também os únicos a terem todas as suas versões cadastradas no programa.

Contudo, o dado da Fenabrave aponta aumento geral de 13% nas vendas de todos os carros 1.0 do Brasil, incluindo aqueles que não fazem parte do programa do governo. Ao todo, o mercado brasileiro emplacou 99.922 veículos com motores 1.0.

Veja a lista completa abaixo, considerando a somatória das versões de todos os carros da categoria e excluindo propulsores com outras cilindradas.

Algumas marcas, como a Volkswagen, reduziram os preços de outros carros sem o benefício total do IPI. É o caso, por exemplo, de T-Cross e Virtus.

Chama atenção o fato dos carros nacionais encabeçarem o ranking. Modelos feitos na Argentina, como Fiat Cronos e a dupla Peugeot 208 e 2008, têm pouca representatividade. O Chevrolet Tracker tem sua produção dividida entre os países, e unidades feitas no país vizinho também são vendidas por aqui.

Apesar dos resultados positivos nas vendas de veículos novos em 2025, os constantes aumentos dos preços levaram modelos de entrada a custarem mais de R$ 80 mil. O governo federal lançou o programa Carro Sustentável para conter estes avanços. As iniciativas valem até o final de 2026, zerando o IPI de carros que cumpram os seguintes critérios:

Para equilibrar a balança de arrecadação, o governo sobretaxou veículos mais poluentes com o IPI Verde. É uma medida prevista no Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) para estabelecer novas regras para a cobrança. Funcionará da seguinte forma:

Veículos nacionais e importados serão ranqueados por uma pontuação que considera o impacto ambiental e a eficiência energética. O cálculo deixa de ser feito com base na potência do motor e nos gases emitidos. De tal forma, quanto melhor a nota, menor será o IPI.

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Fonte: direitonews

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