GWM define data para iniciar produção no Brasil; veja com quais modelos


A GWM acaba de confirmar a data de inauguração de sua fábrica no Brasil. Sediada em Iracemápolis (SP), a unidade foi adquirida da Mercedes-Benz em 2021 e, após receber importantes investimentos, começará a funcionar a partir do próximo dia 15, conforme Autoesporte antecipou que aconteceria no terceiro trimestre. De acordo com o chefe de operações da marca no país, Diego Fernandes, serão montados no local a dupla de SUVs Haval H6 e H9, além da picape média Poer P30.

Ainda segundo a marca, o H6 será produzido nas três variantes atualmente ofertadas no país: PHEV, HEV e GT PHEV. Já o H9 e a P30 serão equipados com motor 2.4 turbodiesel, associado a um câmbio automático de nove marchas. Dessa forma, acabam sendo, na prática, os primeiros veículos da empresa no Brasil sem eletrificação.

Com o anúncio, a GWM confirma que passará a atuar em duas frentes a partir de agora, explorando tanto o mercado de elétricos e híbridos quanto o segmento tradicional de utilitários turbodiesel.

A oferta de carros a diesel tem peso estratégico para a GWM no Brasil, tendo em vista a preferência do consumidor de picapes e SUVs por motores do tipo. Com isso, a marca espera não repetir o erro da BYD Shark, que é oferecida apenas com conjunto híbrido plug-in e ainda não emplacou nas vendas.

Em mercados da Ásia e Oceania, o powertrain entrega 186 cv de potência e 48,9 kgfm de torque, com tração 4×4 nos dois casos. Entretanto, a GWM afirma que as especificações devem ser revisadas no Brasil e não divulgou os números.

A picape Poer tem 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,88 m de altura e 3,23 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Toyota Hilux, atual líder da categoria, traz 5,32 m de comprimento e 3,08 m de entre-eixos. A caçamba do modelo chinês tem capacidade de carga de 1.050 kg e a distância em relação ao solo é de 22,7 cm.

Estruturalmente, a picape segue receita típica do segmento e adota plataforma com carroceria sobre chassi de longarina. Assim, o sistema de tração 4×4 é convencional, com direito a eixo cardã e diferencial traseiro mecânico blocante. Há, também, a opção de bloqueio do diferencial dianteiro.

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O Haval H9, por sua vez, é um SUV grande de até sete lugares com as seguintes dimensões: 5,07 m de comprimento (com o estepe exposto), 2,85 m de entre-eixos, 1,98 m de largura e 1,93 m de altura. Em relação ao Toyota SW4, seu principal concorrente, o modelo da GWM é consideravelmente maior em todas as dimensões: 27 cm em comprimento e cerca de 10 cm em largura, altura e entre-eixos.

A lista de equipamentos inclui tecnologias como quadro de instrumentos digital, central multimídia de 15 polegadas, comando de voz com IA, faróis de LED com ajuste automático e equipamentos ativos de segurança (Adas), como frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente de permanência em faixa.

No caso do H6, vale um contexto. A GWM não chegou a confirmar se o SUV nacional será feito já com o facelift apresentado na China. Segundo apuração de Autoesporte, ao menos em um primeiro momento, o Haval H6 deve manter o mesmo design disponível no Brasil desde 2023, quando começou a ser importado da China. Dessa forma, a expectativa é de que o modelo tenha novo visual apenas em 2026, junto do motor flex.

No caso do H6, as versões HEV2, um híbrido pleno, e PHEV19, PHEV34 e GT, estes híbridos plug-in, seguirão aliados ao motor 1.5 a gasolina. É o mesmo propulsor que está passando pelo processo de adaptação para se tornar flex a partir do ano que vem.

O modelo híbrido pleno desenvolve 243 cv e 54 kgfm, combinando o motor 1.5 a combustão a uma unidade elétrica alimentada pela bateria de 1,6 kWh. O câmbio é automatizado de duas marchas.

Já a versão PHEV19, a menos potente com conjunto híbrido plug-in, combina o motor 1.5 a um propulsor elétrico dianteiro alimentado pela bateria de 19 kWh. De tal forma, desenvolve 326 cv e 54 kgfm combinados, com câmbio automatizado de duas marchas.

Por fim, os modelos PHEV34 e GT têm exatamente a mesma mecânica. O 1.5 é combinado a dois motores elétricos, dianteiro e traseiro, abastecidos pela bateria de 34 kWh. Juntos, entregam 393 cv e 77,7 kgfm.

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Fonte: direitonews

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