Recife/PE. Ontem (2/10), no primeiro turno de votação das Eleições 2022, cerca de 190 policiais federais trabalharam na Região Metropolitana de Recife, em Caruaru, Salgueiro e em outras 11 cidades-polos, de forma integrada com a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, as forças de segurança pública, Exército, Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral.
As ocorrências de crimes eleitorais foram: uma prisão em flagrante, pelo crime de transporte ilegal de eleitores e a lavratura de quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). Dos quatro termos circunstanciados, dois tiveram três pessoas autuadas por boca de urna. Um TCO foi lavrado ainda em desfavor de eleitor que entrou com smartphone na cabine de votação, configurando possível crime de violação ou tentar violação do sigilo do voto (mesários afirmaram que o eleitor tirou foto da urna). Por fim, um quarto termo circunstanciado foi lavrado em virtude de possível divulgação de notícias falsas em um site jornalístico em desfavor de determinados políticos.
A preparação da Polícia Federal começou com meses de antecedência para atuar nas Eleições 2022 e contribuir na manutenção da lei e da ordem, preservando o Estado Democrático de Direito. Além das ações preventivas e de polícia judiciária, a Polícia Federal atuou na segurança dos candidatos à Presidência da República e no apoio ao Tribunal Regional Eleitoral, na realização dos testes de integridade das urnas eletrônicas e durante a apuração dos votos.
Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco