Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8) a Operação Underhand, que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos em municípios do Ceará por meio de fraudes em licitações e contratos administrativos. Um dos alvos é o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), segundo parlamentar mais votado do estado em 2022.
Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em cidades cearenses como Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio, além do Distrito Federal. As diligências contaram com apoio técnico da Controladoria-Geral da União (CGU).
Segundo a PF, os investigados fazem parte de uma organização criminosa que teria manipulado a destinação de verbas públicas para municípios cearenses em troca de contrapartidas financeiras ilegais. O grupo também é suspeito de direcionar processos licitatórios por meio de empresas associadas ao esquema.
A Justiça determinou o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas ligadas à investigação.
Trajetória política
Antônio Luiz Rodrigues Mano Júnior, de 40 anos, é natural de Nova Russas, no interior do Ceará. Iniciou sua carreira política em 2016 como vice-prefeito da cidade. Em 2018, foi eleito deputado federal com 67.917 votos, sendo reeleito em 2022 com 216.531 votos — a segunda maior votação do estado, atrás apenas de André Fernandes (PL).
Além de político, Júnior Mano é empresário e administrador. Atualmente, integra a Comissão de Saúde e a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional na Câmara dos Deputados.
Polêmicas e expulsão do PL
Em 2024, o deputado foi expulso do PL após participar da campanha de Evandro Leitão (PT) à Prefeitura de Fortaleza, contrariando a orientação do partido. O ex-presidente Jair Bolsonaro teria pedido pessoalmente a Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, que o expulsasse.
Júnior Mano ajudou a articular um ato em apoio a Leitão, reunindo, segundo ele, 41 prefeitos cearenses ao lado do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana, ambos do PT.
Decisão da Justiça Eleitoral
A esposa de Júnior Mano, Giordanna Silva Braga Mano, é prefeita de Nova Russas. Em 2022, ela e o vice-prefeito tiveram os diplomas cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por abuso de poder político e compra de votos. A decisão também tornou ambos inelegíveis por oito anos, incluindo o próprio deputado. Ainda cabe recurso.
Defesa
Em nota, Júnior Mano declarou que “não tem qualquer participação” no esquema investigado e afirmou confiar nas instituições, destacando seu compromisso com a legalidade, a transparência e o “exercício probo da função pública”.
Fonte: gazetabrasil