Nova ronda de negociações entre Rússia e Ucrânia será declarada em breve, diz Lavrov


Além disso, o chanceler russo sublinhou que a restauração do status neutro, não alinhado e não nuclear da Ucrânia é uma das condições da Rússia para resolução do conflito.
Discursando na 13ª reunião plenária do Fórum Internacional de Segurança em Moscou, Lavrov ressaltou que não existiu nenhum conflito em que o Ocidente era guiado por respeito à igualdade soberana.
Conforme o ministro, a ordem do mundo depende na maioria de se podemos impedir que o Ocidente continue a vender seus interesses.
Um homem segura uma faixa contra a UE e a OTAN durante um protesto em frente ao antigo quartel-general do Exército sérvio, destruído durante o bombardeio da OTAN há 26 anos - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2025

A ênfase ocidental no princípio da integridade territorial na questão da Ucrânia é inaceitável com uma total desconsideração do direito da nação à autodeterminação, sublinhou ele.
Entre outras coisas, o discurso de Lavrov se destacou pelas seguintes declarações:

É triste que o Ocidente só reaja a medidas justas e legítimas de resposta aos atos terroristas de Kiev;

A Rússia observa ansiosamente o acúmulo de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) perto das suas fronteiras;

A negociação é melhor do que a guerra, mas é importante abordar as causas originais do conflito;

A questão da integração da Ucrânia na OTAN tornou-se um “gatilho” para o conflito ucraniano;

A Rússia está interessada em cooperação contra o terrorismo com todos os países que não têm dualidade de critérios;

A tese do Ocidente sobre a inevitabilidade de um confronto de grandes potências não resiste ao escrutínio;

Medidas de resposta da Rússia incluem ataques exclusivamente a instalações militares de Kiev;

As reivindicações da Rússia para uma posição de Ucrânia desnuclearizada e neutra devem ser satisfeitas em qualquer forma de solução do conflito;

Não é demasiado tarde para tomar medidas urgentes para desescalar a área do conflito palestino-israelense;

O programa nuclear do Irã permanece complicado, mas há esperança de um acordo entre os EUA e o Irã sobre o programa nuclear.

A 13ª reunião internacional de altos representantes de segurança está sendo realizada na capital da Rússia entre 27 e 29 de maio, reunindo delegações de 104 países e 13 organizações internacionais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Esquerdistas criticam cores da Prefeitura de SP achando que é dos EUA, mas homenagem era para outro país
Próxima F1: “Faltou maturidade em Miami”, diz Schumacher sobre Hamilton no rádio