Trump pode acabar com unidade da OTAN na próxima cúpula da aliança, aponta jornal


O jornal destaca que o desânimo não se deve apenas às ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de tomar a Groenlândia da Dinamarca à força, se necessário, ou de fazer do Canadá o 51º estado dos Estados Unidos.
Segundo o artigo, essas declarações foram, sem dúvida, profundamente ofensivas para os dois aliados da OTAN.

“No fundo, a profunda inquietação que se abateu sobre as capitais europeias tem a ver com o fato de terem sido deixadas sem liderança em um momento de vulnerabilidade“, ressalta a publicação.

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, no Union Buildings em Pretória, África do Sul, 24 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2025

O jornal acrescenta que Washington tem questionado constantemente o futuro da aliança, na qual toda a política externa ocidental tem se apoiado por muitas décadas.
Neste contexto, continua o artigo, os aliados mais próximos dos Estados Unidos têm uma série de perguntas e a administração Trump está fornecendo poucas respostas.

“O que os aliados da OTAN mais temem na próxima cúpula é que o presidente Trump, em um ataque de raiva feito para a televisão, semelhante à humilhação [do atual líder ucraniano, Vladimir] Zelensky, no Salão Oval, possa derrubar o tabuleiro de xadrez geoestratégico e ir embora”, finaliza a publicação.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Confira a previsão do tempo para o fim de semana em São Paulo
Próxima F1: Verstappen compartilha fotos de teste com Ferrari em Nürburgring