Confirmada desde o início de junho, a ampliação do portfólio da Omoda no Brasil deverá acontecer antes do programado. A marca está satisfeita com os bons resultados alcançados nos últimos meses e lançará novos modelos no mercado já a partir de outubro — e não mais em novembro, como planejado anteriormente. E o destaque do pacote de novidades será o Omoda 5 HEV, que estreará, em duas versões, como um dos híbridos mais baratos do país.
Carro-chefe da nova fase de lançamentos da marca, o SUV virá equipado com um conjunto híbrido pleno, ou seja, do mesmo tipo usado no Toyota Corolla Cross. Além do SUV médio japonês, o modelo chegará às lojas com a mira apontada para rivais do segmento de compactos, especialmente nas versões topo de linha. Autoesporte apurou que os preços ficarão entre R$ 185 mil e R$ 200 mil.
Nessa faixa, o Omoda 5 HEV deverá brigar com Volkswagen T-Cross Extreme, Hyundai Creta Ultimate, Honda HR-V Touring e Nissan Kicks Plantinum, além do próprio rival da Toyota. A gama será composta por duas versões, sendo uma com pacote mais enxuto e outra mais equipada. A marca acredita no potencial de vendas e aposta que o modelo terá volume para reforçar ainda mais a presença da empresa no Brasil.
O Omoda 5 não é totalmente inédito por aqui, pois já é vendido na versão elétrica E5 (R$ 209.990). A variante híbrida conserva as mesmas medidas do EV, ou seja, 4,42 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Autoesporte, inclusive, testou o modelo durante visita ao Salão de Xangai (China) e teve boas impressões dos resultados entregues pelo conjunto híbrido.
O sistema tem como motor principal o 1.5 TCi turbo a gasolina emprestado do Caoa Chery Tiggo 5X. O bloco tem injeção indireta de combustível e trabalha em ciclo Otto — algo incomum para um modelo híbrido —, entregando 143 cv de potência e 21,9 kgfm de torque. Há ainda um motor elétrico dianteiro de tração, acionado pelo câmbio automático CVT, mas os dados combinados de potência e torque ainda não foram divulgados.
A bateria de íons de lítio que alimenta o sistema elétrico tem 1,83 kWh — como comparação, a do Corolla Cross tem 1,3 kWh e é de níquel, um composto com menor densidade energética. Autoesporte testou o modelo num trajeto de 300 km na China e obteve os seguintes números de consumo: 21,3 km/l em circuito urbano e 18,2 km/l em ciclo rodoviário. Aqui, os dados oficiais serão aferidos nos testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Por dentro, o Omoda 5 tem painel de instrumentos e central multimídia integrados em uma única tela. O console central alto conta com dois andares, incluindo acabamento que imita a textura de madeira com verniz. Toda a região superior do painel é revestida por material emborrachado, enquanto uma generosa porção logo abaixo das saídas de ar-condicionado é de couro sintético.
Na lista de equipamentos, as versões mais caras vendidas no exterior oferecem integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregamento de celular por indução, câmera 360º, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, bancos dianteiros com ventilação e ajuste elétrico, e faróis e lanternas full LED.
Completam a lista com ar-condicionado automático com purificador de ar, teto solar e sistemas de assistência ao motorista, como frenagem autônoma de emergência.
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Fonte: direitonews