Lançado no Brasil no final de 2024, o Zeekr 001 deverá ter portfólio ampliado por aqui com a chegada de mais uma versão. Hoje comercializado nas variantes Premium e Flagship, o modelo acaba de ser flagrado no porto de Vitória (ES) na configuração de alto desempenho FR. A versão se destaca pela performance surpreendente e combina quatro motores elétricos para entregar nada menos que 1.265 cv de potência.
Rival direto do Tesla Model S Plaid, o 001 FR promete acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,07 segundos, com velocidade máxima limitada de 280 km/h. Além dos 1.265 cv, o conjunto de motores entrega impressionantes 130,5 kgfm de torque. Para lidar com tamanho poderio, o modelo conta com sistemas próprios de resfriamento a óleo em cascata e motores traseiros revestidos em fibra de carbono.
Segundo a Zeekr, toda a tecnologia embarcada é fundamental para manter o funcionamento do carro suave e, ao mesmo tempo, seguro. Não à toa, o desempenho máximo é alcançado apenas durante 10 segundos por vez e somente quando o carro estiver com mais de 50% de carga.
A energia é fornecida por uma bateria de 100 kWh com tecnologia de 800 volts e uma “camada elástica multifuncional” que “melhora significativamente a densidade de energia, a dissipação de calor e a segurança”. A empresa não menciona a autonomia, mas afirma que a bateria pode atingir de 10% a 80% da carga em apenas 15 minutos.
Outro destaque do carro é o sistema de esterçamento do eixo traseiro, que proporciona performance ainda mais apurada nas curvas. Quando ativado, o dispositivo permite até que o veículo possa girar 360 graus. A Zeekr enaltece ainda o sistema de freios, que usa pinças dianteiras AP Racing de dez pistões e discos Brembo de carbono-cerâmica de 16,5 polegadas (420 mm). Na traseira, há pinças de quatro pistões e discos de 16,1 polegadas (410 mm).
Fato curioso do 001 é o fato de usar a mesma plataforma SEA dos carros elétricos da Volvo. No total, são 4,95 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,56 m de altura e 3 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 539 litros.
Na cabine, o sistema de entretenimento com tela de 15,4 polegadas roda imagens das múltiplas câmeras de manobra e chama atenção pela alta resolução. Possui processadores por chips da Qualcomm e da NVidia. Como todo carro chinês moderno, quase não tem botões físicos.
No visual, o 001 FR se diferencia das demais versões pelo kit aerodinâmico composto por peças em fibra de carbono. O material é usado nas saias laterais, difusor traseiro, aerofólio, teto e capas de espelhos retrovisores. Destaque ainda para as rodas de 22 polegadas calçadas por pneus de alto desempenho.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews