Sem apresentar provas, Trump acusa o Brasil de promover “ataques à liberdade de expressão”, algo que também teria acontecido nos Estados Unidos. A mensagem foi publicada na Truth Social, plataforma de propriedade do republicano.
“Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo das mãos de um sistema injusto, voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente!”
A manifestação de apoio ocorre em conjunto com as tarifas extras de 50% recém-anunciadas sobre produtos brasileiros e com uma investigação aberta por Washington sobre supostas práticas comerciais desleais do Brasil.
Governo brasileiro responde à publicação de Trump
Na rede social X, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, Gleisi Hoffmann, chamou a declaração de Trump de chantagista, ao exigir que o Brasil abra mão da sua soberania.
“A carta de Donald Trump a Jair Bolsonaro expõe cruamente a chantagem que estão fazendo contra o Brasil. O estadunidense exige que o país desista da soberania nacional, de nossa Justiça e nossas leis, para desarmar as tarifas e sanções que ameaça impor ao país. Quanto mais se aproxima a hora do julgamento, mais claro fica que Bolsonaro coloca seus interesses acima de tudo, inclusive do Brasil e do povo brasileiro“, publicou.
Fonte: sputniknewsbrasil