Na última sexta-feira (25/7), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) participou, de forma virtual, da 3ª Reunião Extraordinária da Comissão Nacional de Bioeconomia (CNBio). O principal objetivo do encontro foi discutir o conteúdo técnico das cinco missões restantes do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio), documento que está sendo construído com ampla participação social e institucional desde 2024.
As duas primeiras missões — voltadas à sociobioeconomia e ao pagamento por serviços ambientais — já passaram por consulta pública. A reunião atual concentrou-se na análise das demais frentes estratégicas, que abordam temas como produção sustentável de biomassa, saúde e bem-estar, bioindustrialização e valorização da biodiversidade.
A reunião foi aberta pela secretária nacional de Bioeconomia do MMA, Carina Pimenta, que conduziu a aprovação da ata da reunião anterior e apresentou atualizações na composição da comissão, o que incluiu a nomeação da nova presidente da CNBio, Julia Cruz.
Para a secretária, o momento é decisivo na consolidação de um plano que reflita os múltiplos olhares sobre a bioeconomia no Brasil, mas que também gere adicionalidade em relação às políticas públicas já existentes. “A bioeconomia precisa acelerar a transformação ecológica. Não se trata apenas de somar esforços, mas de criar um novo impulso que promova desenvolvimento com justiça social e regeneração ambiental”, afirmou.
As missões do plano funcionam como eixos estruturantes para o PNDBio, articulando metas e ações com horizonte até 2035. Entre os temas abordados estão a ampliação da produção de biomassa com práticas sustentáveis, a transição para químicos e combustíveis renováveis, o fortalecimento de cadeias produtivas de insumos biológicos para a saúde e o incentivo à inovação territorial por meio de biorrefinarias em pequena e média escala.
Entre os pontos de atenção discutidos na reunião, destacam-se sugestões de melhorias na organização das ações estratégicas, identificação de elementos transversais entre as missões e maior alinhamento com outras agendas nacionais, como o Plano Clima e a Nova Indústria Brasil.
A próxima fase do processo será a abertura de nova rodada de consulta pública, prevista para setembro, com realização de oficinas regionais, encontros temáticos e atividades promovidas por parceiros da CNBio. Uma nova reunião da comissão está marcada para o dia 18 de agosto, quando serão discutidos os capítulos transversais do plano, como instrumentos financeiros, sistema de informações e salvaguardas.
O PNDBio busca orientar a construção de uma bioeconomia inclusiva, regenerativa e inovadora, ancorada nos territórios e no protagonismo de povos e comunidades tradicionais, agricultores familiares, setor produtivo, academia e sociedade civil.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
Fonte: gov.br