A crise global da Nissan ganha um novo capítulo. Meses após a marca japonesa confirmar o encerramento de sua produção na Argentina, o site Automotive News publicou que outro complexo deve fechar na América Latina até 2027. Trata-se da fábrica mexicana de Morelos, a primeira da Nissan fora do Japão, aberta em 1966, e que agora está na mira de marcas chinesas, como a BYD.
A picape média Frontier é produzida lá. E agora sua linha de montagem será transferida para a fábrica de Aguascalientes, também no México, informou o site. O processo de encerramento da produção começa no fim deste ano e termina em 2027, mas a empresa só irá detalhar a estratégia em momento oportuno (veja o posicionamento na íntegra mais abaixo).
O Versa já é produzido em Aguascalientes, mas, segundo a publicação, uma parcela do carro era feita em Morelos. E, neste processo de reestruturação, sua fabricação total será em Aguascalientes entre o fim deste ano e o começo de 2026. Essa atual geração sedã compacto é vendida no Brasil desde 2020 com benefícios fiscais graças ao acordo comercial entre os países.
Já a Frontier continuará sendo produzida em Morelos ao longo de 2026. O plano da Nissan, segundo o Automotive News, é transferir a produção da picape somente quando a próxima geração for lançada em 2027. Após o encerramento da produção argentina da Frontier em 2025, a indústria mexicana ficou responsável por todo o abastecimento da picape nas Américas.
A fábrica de Morelos atualmente opera com um terço de sua capacidade, mas teve grande importância no processo de industrialização do México. Foi inaugurada em 1966 e se tornou símbolo da expansão da Nissan no continente.
Enquanto a Nissan traça o cronograma de transferência dos carros feitos em Morelos, o site Automotive News também informa que as marcas chinesas BYD e Saic podem adquirí-lo em um futuro próximo. As negociações já começaram.
A BYD anunciou que pretende construir uma fábrica no México, mas os planos esfriaram após o início do “tarifaço” proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A estratégia segue de pé, mas não com a construção de um complexo industrial do zero.
Até lá, a única fábrica da marca chinesa na América Latina será em Camaçari (BA), com início da produção previsto para 2025. O plano é que Brasil e México sejam os “hubs” de distribuição para abastecer todo o continente americano.
Já a gigante Saic atua no México como importadora e pretende iniciar a produção de veículos em breve. Serão carros da MG, sua submarca de origem britânica.
A Nissan está atualmente revisando a integração e o fechamento de algumas de suas unidades de produção globais. No entanto, esse processo ainda não foi concluído, exceto as três unidades já anunciadas. Estamos comprometidos em manter a transparência com nossos stakeholders e, caso alguma decisão seja tomada, forneceremos informações no momento oportuno.
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Fonte: direitonews