Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu dois suspeitos apontados como peças-chave na logística e no financiamento de armas e drogas para as maiores facções criminosas do país. As detenções ocorreram no âmbito da Operação Bella Ciao, coordenada pela Delegacia de Combate a Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), que investiga um “consórcio” entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) voltado para o abastecimento do Complexo do Alemão, na Zona Norte da capital fluminense.
Os presos são Ana Lúcia Ferreira, ex-mulher de Elton Leonel da Silva, o Galã — um dos principais líderes do PCC — e mãe de um filho com outro integrante da facção; e Gustavo Miranda de Jesus, considerado o braço direito e operador financeiro de Fhillip da Silva Gregório, conhecido como Professor, morto com um tiro na cabeça há cerca de um mês.
Ana Lúcia foi capturada nesta quarta-feira (2) em Taubaté, no interior de São Paulo. Já Gustavo foi preso na quinta-feira (3) na Pavuna, também na Zona Norte do Rio. Segundo a Polícia Civil, ele movimentou mais de R$ 250 milhões em nome do Comando Vermelho, atuando na lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada e eventos como bailes funk. Um dos negócios utilizados no esquema seria um mercadinho que, de acordo com os investigadores, praticamente não tinha funcionamento comercial.
A operação é resultado de mais de um ano de investigação, inicialmente focada em rastrear os passos financeiros de Professor. De acordo com o delegado Vinícius Miranda, titular da DCOC-LD, a análise de movimentações patrimoniais permitiu identificar os operadores que mantinham vivo o fluxo de dinheiro e armamento das facções rivais.
Fonte: gazetabrasil