Empresário transforma Ford Ka em “Ferrari” e troca cavalo por jumento


Muitas pessoas querem ter uma Ferrari na garagem, mas poucas, de fato, alcançam tal feito. Além de precisar ter cifras milionárias na conta bancária, a marca italiana tem normas rigorosas para autorizar a venda de seus esportivos. Só que Daniel dos Santos, conhecido como Graxinha, não se viu impedido por essas circunstâncias e criou a Karrari, um Ford Ka de 2009 inspirado na marca italiana. Ele até trocou o símbolo do cavalo por um jumento.

Filho e irmão de mecânicos, o dono da loja de envelopamentos chamada Graxinha envelopamento, no bairro do Tatuapé (SP), conta em entrevista à Autoesporte que esse já é o segundo Ka que ele compra para personalizar.

“O primeiro que eu tive foi em 2014, quando eu montei a minha primeira loja. Também era vermelho e com as rodas aro 17. Essa loja ficou pequena, então eu montei uma outra num posto de combustível, mas oito meses depois faliu. Então eu tive que vender ele (o carro) para pagar a dívida”, conta.

Foi só em 2020, já que a atual loja funcionando, que Graxinha comprou outro Ford Ka para realizar o sonho de “fazer do seu jeito”. De lá para cá, o hatch compacto ganhou forro das portas em Alcantara, volante de fibra de carbono forjado importado da China, novo painel digital, duas centrais multimídia — uma para música e outra para o GPS —, entre outras personalizações.

“Eu fiz o teto solar panorâmico, que é do Audi Q3. Os bancos dele são de couro e semelhantes aos de uma LaFerrari, do tipo concha. O cinto de segurança é amarelo e as rodas são da Ferrari. O carro também tem suspensão a ar, partida por botão e volante multifuncional. Esse carro não vem com isso, não existe. Eu que adaptei tudo”, completa Graxinha.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Sem alterações na motorização, a Karrari segue equipada com o motor original: 1.0 aspirado flex de quatro cilindros em linha que desenvolve até 72 cv de potência e 9,3 kgfm de torque. Mesmo assim, o entusiasta contou à nossa reportagem que trocou todas as peças do conjunto mecânico e garantiu que registrou todas as alterações no documento do veículo.

Além disso, todas as mudanças no visual também foram registradas no licenciamento, incluindo um dos destaques do projeto: as portas do tipo tesoura, muito famosas Lambo em carros da Lamborghini. Essas foram adaptadas pelo próprio empresário em um período de duas semanas.

“Eu nunca tinha mexido com o solda MIG, mas comprei o adaptador que veio com o amortecedor e a dobradiça. Aí, eu cortei os pinos que vão na longarina do carro, cortei os da porta, passei a lixadeira, desmontei o para-lama, fixei a porta e eu mesmo que soldei. Depois, nós pintamos o carro inteiro aqui na loja”, explica.

O símbolo da Ferrari nos para-lama do hatch também chamam a atenção quando Graxinha vai com a Karrari em eventos de carros esportivos, de luxo e turbinados. Isso porque, o dono do carro fez uma alteração no logotipo da marca italiana, transformando o famoso cavallino rampante em um “jumento dando risada”. Ideia essa, que surgiu para evitar problemas com a fabricante de luxo, que possui regras rígidas quanto à personalizações e acessórios que remetem aos seus veículos em outros modelos.

Desde a aquisição, há cinco anos, o compacto já vale mais de dez vezes o valor pelo qual foi comprado. O empresário contou à Autoesporte que o veículo já vale R$ 190 mil, entre o valor de compra e o investimento nas customizações.

Em 2020, o Ford Ka 2009, que teve passagem por leilão, foi adquirido por R$ 16 mil. Vale dizer que o volante importado custou R$ 10 mil e o conjunto de bancos teve um investimento de R$ 12 mil.

Em meio a tantos modelos usados que poderia ter escolhido, Graxinha esclarece que na época era o sonho dele ter esse carro. “Quando eu consegui, fui mexendo nele e pensei: ‘esse carro é feio, mas eu vou deixar ele bonito’. A ideia é transformar um carro feio em um carro bonito”.

O Karrari pode não ser uma Ferrari legítima, longe disso, mas não há como negar que o empresário tem um carro totalmente exclusivo na sua garagem.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Gilmar pede que Barroso analise enviar ação do PSOL sobre IOF a Moraes
Próxima Senado pode aprovar legalização de cassinos, bingos, jogo do bicho e corridas de cavalos em todo o país