Marina Silva recebe representantes de comunidades pantaneiras do MS


A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, recebeu na última quinta-feira (24/7), em Brasília (DF), representantes do povo indígena Guató e de comunidades tradicionais do Pantanal sul-mato-grossense para discutir as ações de prevenção e combate a incêndios florestais no bioma.  

A comitiva incluiu lideranças do povo Guató, pescadores, ribeirinhos, artesãs das comunidades de Barra de São Lourenço, Chané, Binega e Serra do Amolar. 

Entre os principais pontos discutidos estão a proteção do território pantaneiro e o apoio as brigadas comunitárias do bioma, com o fortalecimento de aquisição de equipamentos e treinamentos. O grupo também apresentou demandas voltadas à pesca artesanal e ao controle de animais silvestres na região.  

“O modo de vida de vocês já é um modo de cuidado”, lembrou Marina Silva, ao ressaltar o compromisso dos povos e comunidades com a proteção do Pantanal. A ministra destacou ainda a importância da integração entre o governo federal e as brigadas voluntárias no combate aos incêndios.O melhor das brigadas voluntárias é quando envolvem a própria comunidade, que tem identidade com o território, porque se apaga o fogo para proteger esse território”, destacou. 

Participaram do encontro a secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Edel Moraes, e o secretário substituto de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial da pasta, João Paulo Sotero, além da diretora de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Iara Vasco Ferreira.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br 
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Piastri analisa disputa com Norris e vê equilíbrio na McLaren
Próxima Governo Lula paga R$ 1,3 bilhão a organismos internacionais em 2025