Em maio de 2025, a BYD ficou com o quarto lugar de vendas no varejo no Brasil. Conseguiu se posicionar à frente de, por exemplo,Toyota e Honda naquele mês. Na fábrica de Camaçari (BA), já foi apresentado o primeiro carro 100% elétrico da marca feito no Brasil. Portanto, a BYD está crescendo cada vez mais em território nacional, inclusive no mercado de usados e seminovos.
Nesta lista, você conhece em detalhes seis modelos usados da marca vendidos no site do Mercado Livre. A opção mais em conta é o Dolphin Mini, o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2024, ideal para uso urbano e com autonomia de 280 km.
Já a alternativa mais cara é o Seal, um sedã elétrico de alto desempenho que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, graças aos seus 531 cv. Vale ressaltar que os preços citados no texto foram verificados durante apuração da matéria, em julho de 2025. Confira, a seguir, cada um dos veículos.
Em 2024, o carro elétrico mais vendido do Brasil foi o Dolphin Mini, com mais de 22 mil unidades emplacadas. Por isso, o mercado de seminovos tem várias opções para o elétrico 0 km mais barato do Brasil. O hatch tem 10 cm a mais de comprimento que um Renault Kwid e um porta-malas de 230 litros. É um modelo focado em deslocamentos curtos na estrada e, principalmente, trajetos urbanos. A bateria de 38 kWh, segundo números oficiais, entrega autonomia de 280 km.
O motor elétrico de 75 cv de potência empurra o Dolphin Mini de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e a velocidade máxima é de 130 km/h. O lado bom é que o custo para percorrer 1.000 km é de cerca de R$ 100. Já um Renault Kwid gasta mais de R$ 460 para completar a mesma distância. Este BYD pode ser encontrado no Mercado Livre a partir de R$ 105.990.
Ele chegou em 2023 e rapidamente se destacou. O Dolphin até ganhou prêmio de Carro do Ano da Autoesporte. A bateria é do tipo Blade de 44,9 kWh, o que oferece uma autonomia de 291 km no método PBVE.
O motor elétrico gera só 95 cavalos e a aceleração até 100 km/h leva quase 11 segundos. No mercado de seminovos, há versões Diamond, GS e Plus. Essa última chegou com mais espaço, então vale ter atenção na hora de pesquisar. O Mercado Livre tem oportunidades a partir de R$ 116.890.
O Dolphin passou por sua primeira atualização significativa no Brasil em 2024, teve melhorias importantes na suspensão e no sistema de regeneração de energia. Mesmo assim, é interessante fazer um teste drive para se certificar de tudo. O visual também foi aprimorado, com novas opções de cores e ajustes no interior, que agora conta com materiais com acabamento de qualidade superior.
Este SUV tem proporções parecidas às do Jeep Compass. São 4,45 m de comprimento, com 1,87 m de largura e 1,161 m de altura. O entre-eixos é de 2,72 m, maior do que um Toyota Corolla. E o design segue a cartilha da BYD de linhas fluidas e detalhes metalizados.
O Yuan Plus pesa 1.700 kg e, mesmo assim, faz de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. O único motor elétrico está no eixo dianteiro. Ele produz 204 cv de potência e torque de 31,6 kgfm. As baterias de 60 kWh são do tipo “blade” e usam lítio-ferro-fosfato.
Essa tecnologia permite mais densidade energética e 20% de eficiência. O Yuan Plus é uma boa opção para quem busca um SUV elétrico para rodar na cidade. No entanto, é preciso lidar com a cabine com design extravagante e com a falta de conectividade Android Auto e Apple CarPlay. O restante da lista de equipamentos é bem generosa, o que se espera de um modelo deste segmento. No Mercado Livre há ofertas a partir de R$ 167.990.
No mercado de usados, o híbrido plug-in Song Plus tem várias características que podem passar despercebidas. A começar pela linha 2025, que teve a chegada da versão Premium com design evoluído e outra configuração de motores. Dá até para considerar como uma linha de SUV separada, tanta é a diferença. Aqui, vamos mostrar o modelo 2024, que tem o design fluido, fez sucesso quando a marca chinesa chegou ao Brasil, e é vendido no Mercado Livre a partir de R$ 179.900.
O motor a combustão é 1.5 aspirado de 110 cv de potência e o motor elétrico tem 179 cv. A combinação dos dois propulsores resulta em 235 cv e 40,4 kgfm de torque. As baterias podem ser carregadas na tomada, mas a potência máxima de recarga é de 3,3 kW. As unidades de 2023 e 2024 tem baterias de 8,3 kWh, que dão autonomia totalmente elétrica de 28 km. Já para a linha 2025, a BYD trocou as baterias do Song Plus para 18,3 kWh, o que aumentou a autonomia elétrica para 68 km.
Na cabine, o que chama mais atenção é a tela de multimídia com 12,8 polegadas, que pode girar e ficar na posição vertical. No modelo 2025, a tela fica maior, com 15,6’. A qualidade de construção é boa, assim como as escolhas de materiais. A lista de equipamentos de conforto e tecnologia é extensa, contando até com controle de velocidade cruzeiro adaptativo. Foi por isso que o Song Plus conseguiu algumas vezes ultrapassar o Toyota Corolla Cross como híbrido mais vendido do Brasil.
Apesar de aparecer na mesma faixa de preço no mercado de seminovos, o Song Pro “dança outra música” se comparado ao Song Plus. Existem duas versões, GL e GS, ambas com motor a combustão 1.5 com 98 cavalos e motor elétrico de 197 cavalos. Porém, a potência combinada na GL é de 223 cv e na GS é 235 cv. O motivo está na bateria mais parruda da GL, com 18,3 kWh. No Song Plus GS, a bateria tem só 12,9 kWh.
Além da autonomia maior no modo 100% elétrico PBVE, a versão GL percorre 39 km, enquanto a GS percorre 62 km. A versão mais cara conta com ajuste elétrico do banco do motorista e carregador por indução e melhor filtro de ar de cabine.
No quesito design, o Song Pro é mais bem resolvido que o Song Plus. E ainda tem medidas mais generosas que, por exemplo, o Toyota Corolla Cross. Segundo o Inmetro, o consumo de combustível equivalente do híbrido é de 40,6 km/l na cidade e 32 km/l na estrada. É possível encontrar unidades seminovas do modelo no Mercado Livre a partir de R$ 180 mil.
Quem diria que um carro chinês algum dia seria comparado a um Porsche. As proporções do Seal lembram as do Panamera. O nome em inglês é de um animal marinho com cara simpática, a foca. No entanto, este sedã não tem personalidade pacata. O “temperamento” do Seal é feroz. Os dois motores elétricos, um em cada eixo, entregam, combinados, 531 cv de potência e torque de 60,2 kgfm. Assim, o BYD acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
No Mercado Livre, é possível achar unidades de 2024 vendidas a partir de R$ 213.990. O espaço interno, materiais e construção do Seal são de qualidade acima da média, assim como todos os equipamentos de luxo e conforto. É preciso ficar de olho na autonomia, principalmente se você gosta de usar todos os 531 cv. Segundo o Inmetro, as baterias de 82,5 kWh levam o sedã até 372 km de distância.
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Nota de transparência: Autoesporte mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, Autoesporte pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes a julho de 2025.
Fonte: direitonews