Depois do cronograma de lançamentos do início do ano ser finalizado, as montadoras começam a se mobilizar para lançar as novidades reservadas para o segundo semestre. O calendário irá movimentar o mercado com estreias nacionais e modelos importados, alcançando os segmentos de SUVs, picapes e carros compactos. Veículos elétricos também estão na lista e vão acompanhar a chegada de marcas inéditas por aqui.
De olho nas movimentações, Autoesporte elencou 10 carros novos ou reestilizados que serão lançados no Brasil nas próximas semanas. A lista inclui novidades da Stellantis, Renault, Chevrolet e Honda, além de fabricantes estreantes no mercado nacional, como as chinesas Geely e Zeekr.
A dupla de compactos da Chevrolet já foi apresentada e deverá chegar às lojas de todo o país dentro de duas semanas. Na primeira atualização de meia-vida desta geração, os modelos ganharam faróis de LED, nova grade frontal e para-choque redesenhado. Além disso, há rodas e calotas para todas as versões, bem como atualizações importantes no interior: novo quadro de instrumentos e central multimídia integrada.
Sob o capô, as versões de entrada mantém o 1.0 aspirado flex que entrega até 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque, aliado ao câmbio manual de seis marchas. Já o 1.0 turbo flex, presente nas variantes mais caras, teve potência reduzida para 115 cv como forma de se enquadrar nas diretrizes do IPI Verde.
A picape intermediária da Fiat acaba de alcançar 600 mil unidades produzidas em Goiana (PE) e celebrará o feito com mais uma reestilização. O design ficará bem mais agressivo e deixará a caminhonete preparada para receber as futuras rivais da Volkswagen e da Renault. No conjunto frontal, o destaque ficará por conta da grade ainda maior formada por barras verticais cromadas. A peça lembra o estilo adotado pelos carros da Maserati — marca também pertencente ao grupo Stellantis.
A traseira receberá novidades mais significativas pela primeira vez desde o lançamento, como, por exemplo, lanternas com arranjo inédito de iluminação. Outra novidade, dessa vez na lista de equipamentos, será a adoção do freio de estacionamento eletrônico. O recurso chegará na Toro após pedidos constantes dos clientes e finalmente alinhará o modelo aos demais veículos produzidos em Goiana (PE) — os Jeep Renegade, Compass, Commander e a picape Ram Rampage oferecem o sistema desde o lançamento.
O SUV elétrico EX5 marcará o retorno da Geely ao Brasil após uma passagem nada exitosa pelo mercado entre 2014 e 2018. A marca chinesa planeja vender o modelo em 23 concessionárias espalhadas por todo o país e tocar as operações em parceria com a Renault. O lançamento acontecerá nesta quinta-feira (10) e colocará a empresa no disputado segmento de utilitários esportivos com propulsão elétrica, rivalizando com as compatriotas BYD e GWM.
Para o Brasil, o EX5 terá 218 cv de potência, 32,6 kgfm de torque e, segundo dados oficiais, irá acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. A lista de equipamentos incluirá recursos como assistente de permanência em faixa (ajuda a manter o veículo na faixa, mantendo o foco, sem distrações), visão 360° panorâmica (câmeras que projetam uma imagem panorâmica do veículo e ambiente ao redor) e piloto automático inteligente (função Stop & Go, mantendo o veículo em movimento automaticamente).
Assim como a linha Onix, o renovado Honda HR-V também já foi apresentado ao mercado. No entanto, só deve começar a chegar às concessionárias a partir de agosto. A atualização inclui frente redesenhada, para-choque revisto e novas rodas. Em termos dimensionais, são 4,35 metros nas versões aspiradas e 4,39 m nas opções turbinadas. O porta-malas leva 354 litros, sendo um dos menores da categoria.
As versões EX e EXL seguem com o 1.5 aspirado com injeção direta de 126 cv e 15,8 kgfm de torque, enquanto as variantes Advance e Touring (ambas turbo) entregam 177 cv e 24,5 kgfm. O câmbio é sempre automático do tipo CVT.
A reestilização de meia-vida do Commander será mais uma novidade da Stellantis para as próximas semanas. Em flagras recentes, protótipos camuflados indicam que haverá novo desenho para para-choque e grade, dando ao SUV desenho geral mais dinâmico e alinhado aos lançamentos mais recentes da Jeep. Nas laterais, as rodas serão novas para cada versão. Já a traseira receberá atualizações nas lanternas, com LEDs reposicionados e grafismos inéditos.
Mecanicamente, o modelo continuará sendo vendido com motores 1.3 T270 de 176 cv, 2.2 turbodiesel de 200 cv e 2.0 turbo Hurricane de 272 cv. Apenas em um segundo momento, a partir de 2026, uma versão híbrida será adicionada ao portfólio.
Ainda no segmento de picapes, a Stellantis lançará nas próximas semanas a reestilização das grandalhonas 2500 e 3500. O facelift já foi apresentado no Festival Interlagos e inclui rodas redesenhadas, para-choque com novas entradas de ar, faróis full-LED com unidades de iluminação divididas e grade filetada com estilo diferente para cada versão. Na traseira, as lanternas estão maiores e têm assinatura em formato de C.
Na mecânica, o destaque fica por conta do motor 6.7 Cummins turbodiesel de seis cilindros em linha. Agora atualizado, o propulsor entrega 436 cv de potência e 149 kgfm de torque, ganhando 59 cv e 32 kgfm de força em relação à linha 2024. É novidade também o câmbio automático de oito marchas Torqueflite HD fornecido pela ZF, que entra no lugar da caixa de seis velocidades usada até então. A tração continua 4×4 com reduzida e acionamento eletrônico.
Apesar de não ser exatamente um lançamento, o Kardian deverá receber novidades nas próximas semanas. Em resposta à chegada do Volkswagen Tera e da reestilização do Fiat Pulse, o modelo terá atualizações no pacote de equipamentos e na gama de versões. No topo da gama, a variante Iconic substituirá a Première Edition. Além disso, uma inédita configuração automática de entrada passará a ser ofertada.
No painel, o renovado Kardian terá sistema multimídia maior e mais avançado, incluindo tela de 10 polegadas no lugar da atual de 8 polegadas. A peça continuará com posicionamento “flutuante” no alto do painel, mas finalmente dispensará as enormes bordas arredondadas herdadas do Duster. Ainda dentro do pacote tecnológico, outra novidade fica para o quadro de instrumentos digital com novo layout.
O Zeekr 7X já foi anunciado no Brasil e será oficialmente lançado nas próximas semanas. Desde já, está confirmada para o mercado nacional a versão Flagship AWD, com dois motores elétricos que, juntos, rendem 646 cv de potência. O 0 a 100 km/h, segundo a marca, é feito em 3,8 segundos. O pack de baterias oferece, também de acordo com a fabricante, 543 km de autonomia no ciclo WLTP. Em estações ultrarrápidas de 360 kW, o modelo leva 13 minutos para recuperar de 10% a 80%.
Segundo informações obtidas por Autoesporte, os preços podem ficar na casa de R$ 450 mil a R$ 500 mil. O 7X será responsável por abrir as portas do mercado para a Zeekr no Brasil, na mesma estratégia do EX5 em relação à Geely. Todas, vale ressaltar, fazem parte do mesmo grupo chinês, que também é dono da Volvo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews