Astrônomos detectam exoplaneta em formação ‘esculpindo’ espiral em disco protoplanetário (FOTOS)


As lacunas “talhadas” em discos já haviam sido encontradas por astrônomos, mas desta vez os cientistas viram pela primeira vez o “escultor” era um planeta extrassolar.
Usando o telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul, pesquisadores acreditam ter encontrado um planeta em formação em tempo real, no fundo de um redemoinho de gás e poeira a 440 anos-luz de distância da Terra.
O exoplaneta recém-nascido tem o dobro do tamanho de Júpiter e, ao orbitar a sua estrela, está deixando padrões gigantes em espiral em seu caminho.
O exoplaneta foi descoberto orbitando uma jovem estrela chamada HD 135344B. A estrela está rodeada por um disco protoplanetário que serve como matéria-prima para os planetas.
Telescópio VLT captura um planeta recém-nascido esculpindo arte galáctica no disco de poeira da estrela.
E mesmo na base de um dos grandes braços espirais do disco, os astrônomos observaram algo extraordinário: um objeto brilhante que se parece com um exoplaneta em crescimento.

“O que torna esta detecção potencialmente um ponto de virada é que, ao contrário de muitas observações anteriores, somos capazes de detectar diretamente o sinal do protoplaneta, que ainda está altamente incorporado no disco”, disse Francesco Maio, pesquisador de doutorado na Universidade de Florença, Itália, e autor principal do estudo, cujos resultados foram publicados na revista Astronomy & Astrophysics.

Até agora, os cientistas só podiam inferir a existência de um novo planeta em formação em torno desta estrela, com base nas formas destes discos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Planejamento e tecnologia impulsionam produtividade da soja
Próxima Companheira de Betelgeuse é detectada e pode explicar mistérios da estrela gigante vermelha (IMAGEM)