A medida, anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, representa a mais alta tarifa já imposta ao Brasil e gerou imediata reação das autoridades de Brasília.
No texto, os parlamentares manifestaram sua indignação com a imposição da taxa, que pode afetar substancialmente o comércio bilateral entre os dois países.
“Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros”, afirmaram Alcolumbre e Motta.
A nota ressaltou que o Congresso Nacional está atento ao impacto da decisão e que os parlamentares estão mobilizados para tomar as medidas necessárias para proteger os interesses econômicos do país. Segundo o documento, a resposta brasileira será construída de maneira estratégica, com foco no diálogo nos campos diplomático e comercial, em sintonia com o Executivo.
10 de julho, 18:44
Além disso, os presidentes das duas Casas do Congresso destacaram a Lei da Reciprocidade Econômica, sancionada em abril deste ano, como um instrumento legal importante para reagir a ações unilaterais de outros países, como é o caso da tarifa imposta pelos Estados Unidos. A legislação permite ao Brasil adotar medidas similares contra países que usem de práticas protecionistas ou discriminatórias.
Segundo especialistas, a decisão dos EUA ocorre em um momento de crescente tensão nas relações comerciais entre os dois países e, embora a imposição da tarifa possa afetar uma série de setores da economia brasileira, ela não é tão impactante quanto se imagina.
Fonte: sputniknewsbrasil