Cobrindo 25 hectares, este é de longe o maior assentamento celta achado na Boêmia, e único em suas características e escala como um centro de comércio e produção que cresceu e prosperou na antiga Rota do Âmbar, avança o The History Blog.
Por sorte, o local nunca tinha sido sujeito a atividade agrícola ou arqueólogos amadores, deixando uma grande quantidade de artefatos a apenas alguns centímetros da superfície do solo.
Pesquisadores recuperaram 22.000 sacos de achados, sendo uma das maiores coleções de artefatos já encontradas na Boêmia, detalha o portal.
A equipe de arqueólogos descobriu centenas de moedas celtas de ouro e prata, matrizes de cunho, fragmentos de vasos de cerâmica e uma coleção particularmente rica de joias, incluindo fíbulas de bronze e ferro, braçadeiras, acessórios metálicos de cintos, contas de vidro e âmbar.
🚨 Archaeologists Discover One of Central Europe’s Largest Celtic Settlements in Czech Republic!
During excavations ahead of constructing the new D35 motorway near Hradec Králové, Czech archaeologists have unveiled an astonishing La Tène-era Celtic settlement—likely inhabited… pic.twitter.com/KQ0uWG1iLW
— History Content (@HistContent) July 14, 2025
“O assentamento estava ativo desde o final do século III a.C. e terminou no início do século I a.C. Ele representa o que chamamos de ‘aglomeração central’, um assentamento com as principais funções econômicas e sociais”, disse Tomas Mangel, arqueólogo da Universidade de Hradec Kralove.
As estruturas encontradas incluem os restos de casas, instalações de produção industrial e santuários religiosos.
Fonte: sputniknewsbrasil