Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) decidiu manter arquivados 11 inquéritos que apuravam a atuação de policiais militares nas operações Escudo e Verão, realizadas na Baixada Santista entre 2023 e 2024. Durante as ações, foram registradas pelo menos 84 mortes decorrentes de intervenções policiais.
Segundo o MPSP, a decisão foi tomada após a análise de imagens de câmeras corporais, depoimentos de testemunhas, interrogatórios de policiais e laudos periciais. Para cada caso de morte, foi instaurado um Procedimento Investigatório Criminal.
No total, foram ouvidas 92 pessoas, analisadas 330 gravações — que somam 166 horas de vídeo — e realizados 167 interrogatórios, além de exames periciais.
Com o arquivamento dos inquéritos, não há mais procedimentos em andamento no Ministério Público para apurar a conduta de policiais nas duas operações.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado informou que as operações resultaram na prisão de 2.013 pessoas, incluindo 826 foragidos da Justiça. Também foram apreendidas 119 armas de fogo e 2,6 toneladas de drogas. A pasta afirmou que todas as mortes ocorridas nas ações foram apuradas, com acompanhamento das corregedorias da Polícia Militar, do Ministério Público e do Poder Judiciário.
As operações Escudo e Verão foram realizadas em municípios do litoral paulista e motivaram a abertura de investigações por órgãos de controle e fiscalização.
Fonte: gazetabrasil