Ao comprar um carro, muitos motoristas olham somente para o preço de tabela quando, na verdade, o custo real vai muito além da etiqueta na concessionária. As revisões programadas, por exemplo, representam uma fatia importante das despesas. Escolher um modelo com manutenção mais acessível pode fazer toda a diferença no bolso.
Partindo disso, separamos os 10 carros com as revisões mais baratas do Brasil em 2025 utilizando dados obtidos na última edição do Qual Comprar. Em nossa apuração, consideramos o custo das revisões básicas feitas nas oficinas das concessionárias para carros com até cinco anos de uso. As tabelas de preços foram divulgadas pelas próprias fabricantes. Confira:
Por apenas R$ 15, a dupla Hyundai HB20 e HB20S não entrou para a lista. Portanto, o carro que ocupa a 10ª posição do ranking é o Mini Cooper SE, com revisões cotadas em R$ 3.158. No entanto, enquanto a primeira manutenção é precificada em R$ 1.029,88, a terceira e quinta custam apenas R$ 98,66 — o que representa uma grande diferença entre os valores. Com promessa de 303 km de alcance, o carrinho traz o motor de 218 cv de potência e 33,6 kgfm de torque.
A variante cupê do iX2 aparece em 9º lugar, com plano de manutenção avaliado em R$ 2.977. Oferecido apenas na versão topo de linha, xDrive30 M Sport, o elétrico tem 313 cv e 50,4 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. Assim como o Mini Cooper SE, o iX2 também possui revisões cotadas em R$ 98,66, como é o caso da primeira, terceira e quinta. Por outro lado, as outras duas restantes custam R$ 1.340,38. O alcance é de 337 km, mas pode aumentar a autonomia em até 25% com o modo de condução Max Range.
O compacto elétrico da JAC chega em seguida, ocupando o 8º lugar. Ter um carro da marca chinesa é um desafio, e não somente devido à alta desvalorização, mas também quando falamos do motor de 62 cv e 15,3 kgfm de torque, forte o suficiente para andar na cidade, mas que certamente não é recomendado para viagens. Diferente dos dois últimos modelos, o valor das revisões é mais equilibrado, e varia entre R$ 489 e R$ 660.
Já a autonomia não é das mais empolgantes, visto que trata-se de uma das menores do Brasil: somente 161 km. Apesar desses fatores, há dois anos, o modelo era considerado o elétrico mais barato do Brasil, vendido por R$ 145.900. Porém, tem uma das maiores depreciações do país.
Único carro que não é totalmente elétrico do ranking, o Honda Civic ocupa a sétima posição. O pacote de revisões apresenta preços que vão de R$ 415,48 a R$ 902,88, sendo a primeira e última as mais baratas. O sedã compacto equipa um motor 2.0 a gasolina de 143 cv e 19,2 kgfm de torque que dá suporte a outro elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm. Além disso, apresenta um sistema híbrido com baixíssimo consumo de combustível, tendo em vista que é possível rodar quase 30 km/l no veículo.
Mais um elétrico da lista, o modelo da marca coreana chegou recentemente ao Brasil e já foi vencedor do Carro do Ano Premium 2025. Além disso, o elétrico possui a primeira revisão gratuita, o que barateia os custos de manutenção, cotados em R$ 2.616. Vale mencionar que a 4ª revisão chega a custar mais que o quadruplo da 3ª e 5ª, ambas avaliadas em R$ 281,31.
Quanto aos números de potência, são 325 cv e 61,6 kgfm, com zero a 100 km/h em 5,3 segundos e alcance de 374 km.
Vencedor do Qual Comprar 2023, o Renault Kwid E-Tech tem o 5º cronograma de manutenção mais barato em 2025. O modelo apresenta a quarta revisão com valor que destoa das demais, visto que é precificada em R$ 1.083,89, enquanto as demais custam entre R$ 313,66 a R$ 401,22.
A versão eletrificada do carro mais barato do Brasil — Renault Kwid, tabelado em R$ 80.690 — entrega uma potência de 65 cv e 11,5 kgfm de torque que prometem 265 km de autonomia.
Eis mais uma variante elétrica, desta vez do Mini Countryman. O modelo eletrificado da marca britânica apresenta um pacote de revisões com valores que destoam no quesito preço. Enquanto a segunda e quinta revisões são cotadas em R$ 1.088,83, as demais são avaliadas em apenas R$ 98,66.
A versão sai de fábrica com uma dupla de motores elétricos, instalados nos dois eixos, que entregam 306 cv e 50,4 kgfm. Com esses números, o SUV alcança os 100 km/h em 5,8 segundos, enquanto a autonomia é de 320 km.
Iniciando o pódio, temos o dono da medalha de bronze sendo Volvo EC40, com revisão cotada a R$ 1.099. Digo “revisão” no singular, pois a marca sueca cobra apenas a 4ª revisão dos três modelos elétricos do pódio, sendo as demais gratuitas. Os intervalos das manutenções também são mais espaçados: a cada 30 mil km ou dois anos. A versão de entrada, Plus, vem equipada com um motor elétrico traseiro, que entrega 238 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. A Ultra, por sua vez, usa dois propulsores e tração integral, com 408 cv e 67 kgfm de torque.
Vale lembrar que a marca sueca mudou a nomenclatura de seus carros e, agora, todos os elétricos começam com a letra E. O C foi mantido para designar a carroceria com estilo cupê.
Assim como o EC40, o EX40 também mudou a terminologia (antes chamado de XC40). O SUV segue a mesma lógica do EC40 nas motorizações e versões. A de entrada usa um motor de 238 cv de potência, 42,8 kgfm de torque e chega a 364 km de autonomia. A Ultra, tem motor duplo com tração integral, capaz de entregar 408 cv de potência e 67 kgfm de torque, com alcance de 393 km.
Por fim, para completar o pódio composto por elétricos da Volvo, o EX30 consagra-se como o carro com o cronograma de revisão mais barato de todo o Qual Comprar. Como mencionamos anteriormente, a fabricante cobra apenas a 4ª revisão de seus veículos, sendo a do EX30 a mais em conta, cotada em R$ 849.
O SUV compacto tem apenas um motor elétrico no eixo traseiro, que entrega 272 cv de potência e 35 kgfm de torque. A opção de entrada entrega 250 km de autonomia, enquanto as mais caras chegam a 338 km de alcance.
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Fonte: direitonews