Futebol com História: Diamantino reconhece a trajetória de quem fez do futebol um legado


No Dia Nacional do Futebol, celebrado neste sábado (19.07), a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, destaca e reconhece cidadãos que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do futebol no município. 

A ação reforça o compromisso da administração pública com a valorização da história esportiva local e com o reconhecimento daqueles que ajudaram a construir essa trajetória.

Como ação concreta desse reconhecimento, no dia 11 de maio, durante a abertura da Copa Interbairros de Futebol Terrão, no bairro São Benedito, ex-atletas e dirigentes diamantinenses receberam homenagem pelos relevantes serviços prestados ao esporte do município. 

Os homenageados foram, Antônio Ferreira da Silva “Ferreirão”, Amauri Viaro “Piru”, Antônio Nunes de Oliveira “Colega”, Lauriano Juscelino de Souza e Iris Alves dos Santos “Gambiarra”. 

Antônio Nunes, de 80 anos, atuou como técnico da equipe de futsal Ponte Preta, destaca o sentimento de gratidão ao ser reconhecido pela contribuição ao esporte local e relembra com carinho os jogos realizados no campo do bairro São Benedito. 

Para ele, o futebol sempre representou um momento de encontro e união entre os moradores da comunidade.

“Não passava um domingo sem futebol aqui no campo do São Benedito. Era muito bom.”

Segundo Antônio, ver sua história lembrada é motivo de alegria e reforça a importância de manter vivas as memórias do esporte no município.

Amauri Viaro, também morador do bairro São Benedito, foi lembrado por sua contribuição na organização de campeonatos comunitários. 

Ele destacou a importância da união que o esporte proporciona e agradeceu o reconhecimento recebido durante a solenidade.

“Tem dias que paro na beira do campo e passa um filme na cabeça. Tenho saudade daquela época, dos amigos, da união, de organizar os campeonatos. Agradeço a todos pelo reconhecimento e pela homenagem.”

Lauriano Juscelino de Souza, reconhecido por sua longa trajetória como jogador e treinador. Ele destaca que mantém uma coleção de troféus que refletem sua participação em diversas competições ao longo dos anos. 

Para Lauriano, o reconhecimento representa uma forma de eternizar a história vitoriosa de sua carreira.

“Joguei bola até os 50 anos. Hoje estou com 70. Treinei times masculinos e femininos. Onde tivesse campeonato, nós estávamos. Os troféus fazem parte da minha história. Essa homenagem representa mais uma conquista muito importante para mim.”

Antônio Ferreira da Silva relembrou, com orgulho, a equipe pela qual defendia. Para ele, ser lembrado por sua trajetória representa um reconhecimento importante, que valoriza anos de dedicação e esforço no esporte local.

“Joguei pela Gaúcha Diesel. O técnico era o senhor Godoberto Dreher. Os jogos aconteciam num campo de terra, onde hoje há uma retífica. Agradeço a toda comissão organizadora e aos gestores municipais pela homenagem e desejo que muitos esportistas possam também ser lembrados.”

Íris Alves dos Santos, conhecido como Gambiarra, que participou de várias conquistas no antigo Estádio Batistão, reforça a importância do município em resgatar grandes eventos esportivos. 

Para ele, receber a homenagem representa um incentivo para as gerações futuras que também amam o esporte amador.

“Fomos campeões amadores oito vezes. O esporte tinha grande participação da comunidade. Desejo que os jovens esportistas do município se tornem grandes campeões. Fico muito feliz com a homenagem e espero que o esporte continue sendo um caminho de união e desenvolvimento para Diamantino.”

O prefeito Chico Mendes reforçou a importância do reconhecimento e reafirmou o compromisso da administração com a preservação da história do esporte.

“Seguimos comprometidos com o incentivo ao esporte e com o reconhecimento público de todos que contribuíram para o desenvolvimento do futebol no município.”

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Condições do trigo de inverno melhoram nos EUA, aponta USDA
Próxima STF: Com 5 votos para liberar Marcha da M4conh4, Nunes Marques pede vista