Capturada rodando em testes na Coreia do Sul em meados de maio, a nova geração do Hyundai HB20 não demorou para dar as caras também no Brasil. Prova disso são as imagens deste flagra, publicadas pelo perfil @placaverde e que, pela primeira vez, mostram o renovado hatch compacto circulando por aqui. As fotos confirmam a mudança radical de design que o modelo receberá e o alinhamento aos mais recentes lançamentos internacionais da marca.
Logo de cara, é possível identificar que trata-se de uma geração feita do zero e sem qualquer ligação com o HB20 atual. Na dianteira, por exemplo, destaque para elementos como capô alongado e baixo em forma de cunha, colunas retas e faróis de LED interligados. Haverá ainda teto alto e plano, linha de cintura ascendente nas laterais e lanternas interligadas na traseira.
O design, inclusive, segue exatamente o caminho já apontado por Autoesporte desde setembro de 2024. Na ocasião, adiantamos que o próximo HB20 será consideravelmente maior para acompanhar o crescimento já vivido pelos rivais e se tornará referência em espaço interno na categoria.
Estima-se que o comprimento ficará na casa dos 4,10 metros e a distância entre-eixos saltará dos atuais 2,53 m para 2,58 m. A título de comparação, os rivais Chevrolet Onix e Volkswagen Polo medem 4,16 m e 4,07 m, respectivamente, além de 2,55 m e 2,57 m de entre-eixos. No porta-malas, hoje com capacidade para razoáveis 300 litros, haverá expansão para algo em torno de 330 l. Outras medidas relevantes são 1,80 m de largura e cerca de 1,50 m de altura.
Mecanicamente, a oferta de motores atual será mantida. Ou seja, propulsor 1.0 aspirado flex nas versões de entrada e 1.0 turbo flex nas configurações topo de linha. O câmbio seguirá manual de cinco marchas no primeiro caso e automático de seis velocidades no segundo. Também há expectativa em torno do lançamento de variantes eletrificadas, neste caso na forma de sistema híbridos (leve ou pleno).
O lançamento do novo Hyundai HB20 é aguardado para 2026, com produção concentrada na fábrica de Piracicaba (SP), como acontece hoje. A novidade no complexo será a chegada de um SUV, derivado do mesmo projeto do novo hatch. O modelo ficará posicionado abaixo do Creta e brigará com Fiat Pulse, Volkswagen Tera, Renault Kardian e companhia.
O nome ainda não foi definido, mas rumores apontam para Elexio ou Leonis para o mercado externo. Mecanicamente, será equipado com motor 1.0 turbo e câmbio automático, seguindo a receita dos rivais. Além disso, terá cerca de 4,20 metros de comprimento, contra os 4,33 m do Creta, e porta-malas com algo em torno de 415 litros.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews