Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (29) ter encontrado um comprador para o TikTok, condição essencial para que o aplicativo continue operando no país. Em entrevista ao programa Sunday Morning Futures da Fox News, Trump declarou que a empresa interessada é uma “grande tecnológica muito rica”, cujo nome será revelado nas próximas duas semanas. No entanto, ele alertou que provavelmente será necessário obter também o aval do governo chinês.
O presidente republicano concedeu múltiplas prorrogações para que a plataforma cumpra a legislação que exige sua separação da ByteDance, sua empresa-mãe sediada na China. A normativa foi aprovada durante o governo de Joe Biden e estipulava que o TikTok deveria desvincular-se de empresas consideradas “adversárias” antes de 20 de janeiro deste ano, data em que Trump retornou à Casa Branca.
Como não foi alcançado um acordo nesse prazo, o TikTok chegou a ficar inoperante por algumas horas em território americano, até que o próprio Trump assinou, no dia de seu retorno ao poder, uma ordem executiva que concedeu uma prorrogação inicial de 75 dias.
Posteriormente, em 4 de abril, o presidente estendeu o prazo por mais 75 dias, até 19 de junho. Contudo, na mesma data, ele assinou uma nova ordem, ampliando o limite por mais 90 dias, fixando a data final para um acordo em 17 de setembro de 2025.
Trump oficializou essa última extensão por meio de uma nova ordem executiva, anunciada em sua rede social Truth Social. “Acabei de assinar a ordem executiva pela qual se prolonga o prazo para o fechamento do TikTok em 90 dias (17 de setembro de 2025). Obrigado pela sua atenção neste assunto!”, escreveu.
O documento estabelece que, durante esse período, o Departamento de Justiça não adotará medidas nem imporá sanções pelo descumprimento da Lei de Proteção dos EUA contra Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, já havia adiantado na terça-feira que a prorrogação seria concedida. Em comunicado, ela explicou que o objetivo é permitir a concretização de uma transação que garanta a continuidade do serviço nos Estados Unidos com condições que assegurem a proteção dos dados dos usuários.
“Como tem dito repetidas vezes, Trump não quer que o TikTok desapareça. Esta prorrogação durará 90 dias, nos quais a Administração se dedicará a trabalhar para assegurar o fechamento deste acordo e que os americanos possam continuar usando o TikTok com a segurança de que seus dados estão protegidos”, declarou Leavitt.
Trump tem reiterado em diversas ocasiões sua simpatia pelo TikTok, chegando a afirmar que tem “um ponto fraco” pela aplicação. Ele assegura que a plataforma foi decisiva para melhorar sua imagem entre os jovens e que teve um papel relevante em sua vitória eleitoral de novembro passado.
Fonte: gazetabrasil