F1: Comissários emitem comunicado sobre penalidade de Perez


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O mexicano Sergio Perez, foi considerado culpado por não ficar a dez carros de distância do Safety Car em uma relargada hoje em Singapura. O piloto da Red Bull supostamente teria cometido o mesmo erro em duas ocasiões, mas ele só recebeu uma penalidade de cinco segundos, por uma das vezes. Porquê isso aconteceu?

Segundo os comissários, a primeira vez que Perez deixou a diferença para o safety car ficar muito grande, foi na volta 10 entre a saída da curva 13 e a curva 14. “Embora a pista estivesse molhada em algumas partes, não aceitamos que as condições fossem tais que tornassem impossível ou perigoso para Perez manter a distância necessária de menos de 10 carros”, diz um comunicado.

No entanto, os comissários consideraram que uma reprimenda é suficiente nesse caso. “No entanto, levamos em consideração as condições molhadas e as dificuldades destacadas pelo piloto, como circunstâncias atenuantes para esse incidente e, consequentemente, determinar que uma repreensão deve ser imposta.”

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Isso tratou da primeira infração de Perez, mas na volta 36 Perez cometeu o mesmo erro novamente, no mesmo ponto (curvas 13/14) do Circuito Marina Bay Street. Mais uma vez, a diferença do carro de segurança para o RB18 do mexicano foi muito grande. “Isso ocorreu apesar do fato de o Diretor de Prova ter emitido um aviso para a equipe de que Perez não estava respeitando o regulamento de menos de 10 comprimentos de carro entre as curvas 9 e 10. A equipe passou esse aviso para o piloto”.

Os comissários culparam o vencedor do GP de Singapura por não diminuir suficientemente a diferença para o safety car, apesar do aviso. “Referimo-nos ao Doc 56, pelo qual impusemos uma repreensão a Perez por uma violação do mesmo regulamento durante a primeira implantação do carro de segurança durante a corrida. Como esta foi a segunda violação do artigo 55.10 pelo piloto durante a corrida e seguiu uma advertência expressa do Diretor de Corrida, determinamos impor uma penalidade de 5 segundos ao piloto”.

Para o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, o correto seriam duas penalidade de 5 segundos cada para Perez, o que caso fosse feito, o mexicano perderia a vitória para Charles Leclerc.

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