Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou, nesta quarta-feira (2), um novo boletim médico informando que foi diagnosticado com esofagite intensa, erosões na mucosa esofágica e gastrite moderada. O laudo é resultado de uma endoscopia digestiva alta realizada no Hospital DF Star, em Brasília, e aponta a necessidade de intensificação do tratamento iniciado nos últimos dias.
De acordo com o documento, assinado pelo cirurgião geral Dr. Claudio Birolini e pelo cardiologista Dr. Leandro Echenique, o ex-presidente deve seguir com “moderação da fala, dieta regrada e repouso domiciliar” ao longo de todo o mês de julho.
Bolsonaro já havia cancelado sua agenda oficial após passar mal na terça-feira (1º), quando apresentou novamente crises de soluços e vômitos. Ele suspendeu sua participação em um evento do PL que ocorreria em Brasília e divulgou que ficaria em repouso absoluto.
Em nota publicada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas redes sociais, o ex-presidente afirmou: “Após consulta médica de urgência foi-me determinado ficar em repouso absoluto durante o mês de julho. Do exposto ficam suspensas as agendas de Santa Catarina e Rondônia. Crise de soluços e vômitos tornaram-se constantes, fato que me impedem até de falar”.
No dia 20 de junho, Bolsonaro já havia enfrentado um episódio semelhante durante uma agenda em Goiânia (GO), onde foi diagnosticado com pneumonia viral. Na ocasião, ele relacionou os sintomas ao atentado sofrido em 2018. “Uma coisa rara, ninguém consegue diagnosticar. Anos atrás já tive esse mesmo problema, os mesmos episódios, às vezes 24 horas com soluço. É em função da facada”, declarou à época.
Desde o ataque durante a campanha presidencial, Bolsonaro já foi submetido a seis cirurgias. A mais recente, em abril, teve duração de cerca de 12 horas e incluiu a retirada de aderências no intestino e a reconstrução da parede abdominal.
Veja a íntegra do boletim médico de Bolsonaro
Brasília, 2 de julho de 2025
Boletim Médico
Na manhã de hoje, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi submetido a uma endoscopia digestiva alta no Hospital DF Star, em Brasília.
O exame revelou a presença de intensa esofagite com processo inflamatório, erosões da mucosa esofágica e gastrite moderada. Será intensificado o tratamento medicamentoso, que já havia sido iniciado há alguns dias.
Seguem as orientações para:
-
Moderação da fala
-
Dieta regrada
-
Repouso domiciliar
Atenciosamente,
Dr. Claudio Birolini – Cirurgião Geral
Dr. Leandro Echenique – Cardiologista
Fonte: gazetabrasil