Eleitores de diversas cidades têm reclamado nas redes sociais das longas filas nas seções eleitorais. A demora tem sido atribuída à coleta de dados da biometria, que ainda não é obrigatória em todos os municípios.
Eleitores que não têm a biometria cadastrada podem votar apenas apresentando um documento oficial de identificação com foto. Contudo, mesários têm solicitado a coleta da digital mesmo para quem não possui registro anterior, o que tem deixado alguns eleitores confusos e aumentado a espera nas seções eleitorais.
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), garantiu que quem estiver na fila até as 17h conseguirá votar.
Em Eunápolis, tem eleitor do colégio Brandão Vilela que está na fila desde 9h. Biometria lenta, os eleitores tem que colocar o dedo 5 vezes no leitor de biometria. Fila lenta e muita reclamação. pic.twitter.com/tMcNkIDHTX
— TV Bahia (@TVBahia) October 2, 2022
Abstenção este ano vai despencar. Quase duas horas na fila pra votar em São Paulo. Não é só a biometria que está atrasando o processo. Mobilização é gigantesca.
— Eduardo Monsanto (@DuduMonsanto) October 2, 2022
Quem chegar a fila de votação até as 5 horas vai poder votar, pois ao chegar ao local o eleitor receberá uma senha.
O atraso segundo o @TSEjusbr se deu por culpa da biometria.Não precisa desistir de ir votar com medo de não conseguir votar.
Vá !
— Pró Vida 🤟🇧🇷 (@yadjuly) October 2, 2022
Eu na fila pra votar: 😠
Eu entregando meu documento pro mesário: 😠
Eu colocando meu dedo na biometria: 😠Eu apertando o 21 e vendo minhas candidatas: 🥺😭🥰
Eu indo embora: 😠
— vote tanquinho sovietico 21 sofia manzano (@miIene1faIcon) October 2, 2022
Acabei de votar. Mais de uma hora na fila aqui no DF. Biometria no dia da eleição? pic.twitter.com/Wttbu8U3PF
— DonnySilvaDF (@blogdonnysilva) October 2, 2022
Apresentei título de eleitor, pediram documento com foto e me obrigaram a fazer a biometria, mas a máquina não me reconhecia. Minutos perdidos aí. Esse é o motivo das filas. Estava com meu celular na bolsa, mas ninguém me perguntou por ele.
— 🇧🇷Lia Crespo #ForaCabeçaDeOvo (@liacrespo) October 2, 2022