A análise dendrocronológica revelou que a árvore usada para fazer a viga foi cortada entre 960 e 975 d.C., um período em que rostos humanos usados como elementos decorativos eram muito raros. Este é o primeiro artefato de seu tipo do início da Idade Média encontrado na Polônia, avança The History Blog.
𝗦𝗲𝗻𝘀𝗮𝗰𝘆𝗷𝗻𝗲 𝗼𝗱𝗸𝗿𝘆𝗰𝗶𝗲 𝗻𝗮 𝗱𝗻𝗶𝗲 𝗷𝗲𝘇𝗶𝗼𝗿𝗮 𝗟𝗲𝗱𝗻𝗶𝗰𝗮 – 𝘁𝘄𝗮𝗿𝘇 𝘀𝗽𝗿𝘇𝗲𝗱 𝘁𝘆𝘀𝗶ą𝗰𝗮 𝗹𝗮𝘁‼️
To jedno z najbardziej niezwykłych odkryć archeologicznych ostatnich lat. W 2024 roku zespół archeologów podwodnych z Centrum Archeologii Podwodnej… pic.twitter.com/SGPttPIMKM— Dariusz Brzozowski (@Darekbrzoza) July 11, 2025
O objeto é uma viga de carvalho de 1,34 metro de comprimento com uma face humana esculpida em uma extremidade. É um baixo-relevo de aproximadamente 13,5 cm por 10 cm com uma ranhura curvada acima da testa que, juntamente com a base arredondada da viga sob o queixo, dá ao rosto uma forma oval.
A viga com a face esculpida foi um dos ganchos encontrados. Ganchos foram usados para manter os baluartes juntos contra a pressão do enchimento da terra. Este foi o único com a face esculpida, embora houvesse tantos danos nos elementos de madeira do baluarte que é possível que outras esculturas existiram originalmente, mas foram perdidas.
Fonte: sputniknewsbrasil