Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma pesquisa realizada pelo The New York Times em colaboração com o The Upshot consultou mais de 500 profissionais da indústria cinematográfica e áreas afins para identificar os filmes que mais impactaram os últimos 25 anos. O resultado é uma lista com os 100 melhores filmes do século XXI, na opinião dos especialistas.
Renomados diretores como Pedro Almodóvar, Sofia Coppola, Barry Jenkins e Guillermo del Toro, junto a atores aclamados como Julianne Moore, John Turturro, Chiwetel Ejiofor e Emma Stone, participaram da seleção, cada um escolhendo seus 10 títulos mais relevantes desde 1º de janeiro de 2000.
O ranking, publicado pelo The New York Times, mostra como filmes de diferentes gêneros, idiomas e estilos conseguiram consolidar sua relevância cultural e artística, mesmo com as mudanças radicais na experiência cinematográfica, impulsionadas pelos serviços de streaming e a proeminência das franquias de super-heróis.
Destaques e Diversidade na Liderança
No topo da lista, “Parásita” (2019), de Bong Joon Ho, ocupa o primeiro lugar, solidificando o fenômeno internacional que transformou o cinema sul-coreano em referência obrigatória. Em seguida no pódio estão “Cidade dos Sonhos” (Mulholland Drive, 2001), de David Lynch, e “Sangue Negro” (There Will Be Blood, 2007), de Paul Thomas Anderson. Esses filmes demonstram a força de propostas arriscadas e o peso da autoria no cinema contemporâneo.
A seleção também celebrou o cinema asiático com obras como “Amor à Flor da Pele” (Deseando amar, 2001), de Wong Kar-Wai, “A Viagem de Chihiro” (2002), de Hayao Miyazaki, e “Zona de Interesse” (2023), de Jonathan Glazer, que figuram entre as primeiras posições.
A presença de filmes como “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (2016), de Barry Jenkins, que aborda a identidade afro-americana e sexual, ou “Corra!” (Get Out, 2017), de Jordan Peele, um thriller social com reflexão racial, confirma a atenção dedicada a temáticas de diversidade e representatividade no ranking.
De Blockbusters a Filmes de Arte: O Panorama Cinematográfico do Século
O jornal nova-iorquino detalhou que gêneros populares e filmes de autor se alternam na seleção, com exemplos que vão da ação e histórias de super-heróis a documentários e dramas existenciais. Títulos como “Gravidade” (2013), de Alfonso Cuarón, “Pantera Negra” (2018), de Ryan Coogler, e o brasileiro “Cidade de Deus” (2003), de Fernando Meirelles, ilustram a capacidade do cinema contemporâneo de inovar na linguagem visual e narrativa, sem perder laços com preocupações sociais e políticas de seu tempo.
Entre os 100 lugares, há filmes destacados em festivais e cerimônias de premiação, como “O Labirinto do Fauno” (2006), de Guillermo del Toro, “Roma” (2018), de Alfonso Cuarón, “12 Anos de Escravidão” (2013), de Steve McQueen, e “Boyhood: Da Infância à Juventude” (2014), de Richard Linklater.
Além disso, clássicos modernos como “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008), de Christopher Nolan, “Encontros e Desencontros” (Perdidos em Tóquio, 2003), de Sofia Coppola, e “A Rede Social” (2010), de David Fincher, alcançaram lugares privilegiados na lista, validando não apenas sua recepção comercial, mas também seu reconhecimento entre críticos e profissionais.
A pesquisa também deu espaço à comédia e à animação, com a inclusão de “Superbad: É Hoje” (2007), de Greg Mottola, um marco da comédia juvenil contemporânea, assim como sucessos animados como “Up: Altas Aventuras” (2009) e “WALL-E” (2008), da Pixar, e “Ratatouille” (2007), de Brad Bird. Documentários como “O Homem Urso” (Grizzly Man, 2005), de Werner Herzog, e propostas formais como “Ato de Matar” (The Act of Killing, 2013), de Joshua Oppenheimer, destacaram-se como exemplos de inovação no registro de não-ficção.
A participação de profissionais com prêmios e talentos emergentes contribuiu para a pluralidade de gostos e preferências. Assim, a lista reconhece tanto grandes produções quanto trabalhos independentes — por exemplo, “Aftersun” (2022), de Charlotte Wells, e “A Pior Pessoa do Mundo” (2021), de Joachim Trier — que obtiveram significativa ressonância crítica na última década.
O levantamento não apenas revisita títulos de bilheteria, mas também aponta os encontros estéticos, políticos e emocionais que definiram a relação do público com a sétima arte no século XXI. Filmes como “Bastardos Inglórios” (2009), de Quentin Tarantino, “O Lobo de Wall Street” (2013), de Martin Scorsese, e “Ela” (Her, 2013), de Spike Jonze, refletem a capacidade do cinema de dialogar com o presente de perspectivas diversas e, muitas vezes, provocadoras.
Ao mesmo tempo, a lista revela como o cinema mantém sua vitalidade cultural em uma era de profundas transformações tecnológicas e mudanças no consumo. Desde títulos fundacionais da década de 2000 como “Gladiador”, de Ridley Scott, ou “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”, de Peter Jackson, até sucessos recentes como “Oppenheimer” (2023), de Christopher Nolan, e “Anatomia de uma Queda” (2023), de Justine Triet, a seleção constitui um percurso pela evolução temática e formal do cinema nos últimos 25 anos.
🎬 Ranking dos 100 Melhores Filmes do Século 21 (até agora)
100. Superbad – É Hoje! (2007), Greg Mottola 99. Memórias de um Assassino (2005), Bong Joon Ho 98. O Homem Urso (2005), Werner Herzog 97. Gravidade (2013), Alfonso Cuarón 96. Pantera Negra (2018), Ryan Coogler 95. A Pior Pessoa do Mundo (2021), Joachim Trier 94. Minority Report: A Nova Lei (2002), Steven Spielberg 93. Conduta de Risco (2007), Tony Gilroy 92. Gladiador (2000), Ridley Scott 91. Fish Tank (2010), Andrea Arnold 90. Frances Ha (2013), Noah Baumbach 89. Interestelar (2014), Christopher Nolan 88. Os Catadores e Eu (2001), Agnès Varda 87. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), Peter Jackson 86. Vidas Passadas (2023), Celine Song 85. O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (2004), Adam McKay 84. Melancolia (2011), Lars von Trier 83. Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum (2013), Ethan e Joel Coen 82. O Ato de Matar (2013), Joshua Oppenheimer 81. Cisne Negro (2010), Darren Aronofsky 80. Volver (2006), Pedro Almodóvar 79. A Árvore da Vida (2011), Terrence Malick 78. Aftersun (2022), Charlotte Wells 77. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022), Daniel Kwan e Daniel Scheinert 76. E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000), Ethan e Joel Coen 75. Amor (2012), Michael Haneke 74. Projeto Flórida (2017), Sean Baker 73. Ratatouille (2007), Brad Bird 72. Carol (2015), Todd Haynes 71. Onze Homens e um Segredo (2001), Steven Soderbergh 70. Deixe Ela Entrar (2008), Tomas Alfredson 69. Sob a Pele (2014), Jonathan Glazer 68. Guerra ao Terror (2009), Kathryn Bigelow 67. Tár (2022), Todd Field 66. Spotlight: Segredos Revelados (2015), Tom McCarthy 65. Oppenheimer (2023), Christopher Nolan 64. Garota Exemplar (2014), David Fincher 63. Pequena Miss Sunshine (2006), Jonathan Dayton e Valerie Faris 62. Amnésia (2001), Christopher Nolan 61. Kill Bill: Volume 1 (2003), Quentin Tarantino 60. Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014), Damien Chazelle 59. Toni Erdmann (2016), Maren Ade 58. Joias Brutas (2019), Benny e Josh Safdie 57. O Melhor do Show (2000), Christopher Guest 56. Embriagado de Amor (2002), Paul Thomas Anderson 55. A Origem (2010), Christopher Nolan 54. O Labirinto do Fauno (2006), Guillermo del Toro 53. Borat (2006), Larry Charles 52. A Favorita (2018), Yorgos Lanthimos 51. 12 Anos de Escravidão (2013), Steve McQueen 50. Up: Altas Aventuras (2009), Pete Docter 49. Antes do Pôr-do-Sol (2004), Richard Linklater 48. A Vida dos Outros (2007), Florian Henckel von Donnersmarck 47. Quase Famosos (2000), Cameron Crowe 46. Roma (2018), Alfonso Cuarón 45. O Homem que Mudou o Jogo (2011), Bennett Miller 44. Era Uma Vez em… Hollywood (2019), Quentin Tarantino 43. Oldboy (2005), Park Chan-wook 42. O Mestre (2012), Paul Thomas Anderson 41. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), Jean-Pierre Jeunet 40. Yi Yi (2000), Edward Yang 39. Lady Bird: A Hora de Voar (2017), Greta Gerwig 38. Retrato de uma Jovem em Chamas (2019), Céline Sciamma 37. Me Chame Pelo Seu Nome (2017), Luca Guadagnino 36. Um Homem Sério (2009), Ethan e Joel Coen 35. O Profeta (2010), Jacques Audiard 34. Wall-E (2008), Andrew Stanton 33. A Separação (2011), Asghar Farhadi 32. Missão Madrinha de Casamento (2011), Paul Feig 31. Os Infiltrados (2006), Martin Scorsese 30. Encontros e Desencontros (2003), Sofia Coppola 29. A Chegada (2016), Denis Villeneuve 28. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), Christopher Nolan 27. Adaptação (2002), Spike Jonze 26. Anatomia de uma Queda (2023), Justine Triet 25. Trama Fantasma (2017), Paul Thomas Anderson 24. Ela (2013), Spike Jonze 23. Boyhood: Da Infância à Juventude (2014), Richard Linklater 22. O Grande Hotel Budapeste (2014), Wes Anderson 21. Os Excêntricos Tenenbaums (2001), Wes Anderson 20. O Lobo de Wall Street (2013), Martin Scorsese 19. Zodíaco (2007), David Fincher 18. E Sua Mãe Também (2002), Alfonso Cuarón 17. O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Ang Lee 16. O Tigre e o Dragão (2000), Ang Lee 15. Cidade de Deus (2003), Fernando Meirelles 14. Bastardos Inglórios (2009), Quentin Tarantino 13. Filhos da Esperança (2006), Alfonso Cuarón 12. Zona de Interesse (2023), Jonathan Glazer 11. Mad Max: Estrada da Fúria (2015), George Miller 10. A Rede Social (2010), David Fincher 9. A Viagem de Chihiro (2002), Hayao Miyazaki 8. Corra! (2017), Jordan Peele 7. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), Michel Gondry 6. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), Ethan e Joel Coen 5. Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016), Barry Jenkins 4. Amor à Flor da Pele (2001), Wong Kar-Wai 3. Sangue Negro (2007), Paul Thomas Anderson 2. Cidade dos Sonhos (2001), David Lynch 1. Parasita (2019), Bong Joon Ho
Fonte: gazetabrasil