Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (30) mostra que para 7 em cada 10 brasileiros (71,4%) os preços dos produtos nos supermercados aumentaram desde o começo do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iniciado em janeiro de 2023.
A pesquisa ouviu 2.020 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 18 e 22 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Além dos que notaram alta nos preços, 17,2% dos entrevistados afirmaram que os valores permaneceram estáveis, enquanto 9,4% perceberam queda. Outros 2,1% não souberam ou não quiseram opinar sobre o tema.
A percepção de aumento nos preços é mais expressiva entre os moradores da Região Sul, onde 77,9% dos entrevistados notaram alta. Em seguida aparecem o Sudeste (76,1%), as regiões Norte e Centro-Oeste (71%) e, por último, o Nordeste (60,4%).
Por gênero, a diferença é mínima: 71,5% das mulheres e 71,2% dos homens relataram ter percebido aumento nos preços. Quanto à percepção de queda nos valores, o Nordeste lidera com 13%, seguido por Norte e Centro-Oeste (10,3%), Sul (8,3%) e Sudeste (7%). Entre os gêneros, 10,1% das mulheres perceberam queda, contra 8,7% dos homens.
O levantamento reforça o sentimento da população sobre o aumento do custo de vida nos primeiros meses do governo Lula, refletindo preocupações sobre a inflação e seu impacto no orçamento doméstico.
Fonte: gazetabrasil