Peñico está localizada na província de Huaura, ao norte da capital Lima, disse o Ministério da Cultura do país sul-americano à CNN.
No que foi a abertura oficial ao público, detalhes do local foram revelados na semana passada após oito anos de escavação e conservação.
Especialistas acreditam que Peñico, fundada por volta de 1800 a.C., serviu como um centro urbano estratégico, ligando as comunidades costeiras do vale de Supe com assentamentos no alto dos Andes e Amazônia. A cidade foi construída a 600 metros acima do nível do mar, detalha o comunicado do ministério.
🇵🇪⛏️ Cidade de 3.500 anos que ligava Amazônia e Andes ao oceano Pacífico é descoberta no Peru
Localizado a 200 km da capital do país, Lima, a uma altura de 600 metros sobre o nível do mar, o centro urbano, chamado Peñico, era uma junção comercial estratégica que unia a costa do… pic.twitter.com/HQ5MGv4VQ3
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) July 9, 2025
“Este centro urbano desenvolveu-se seguindo a tradição cultural do Caral”, disse em comunicado Ruth Shady, pesquisadora principal e diretora da Zona Arqueológica de Caral (ZAC), que está associada ao Ministério da Cultura do Peru.
“Devido à sua localização estratégica, ela conectava as cidades litorâneas e montanhosas de Supe e Huaura, bem como aqueles que viviam na região andino-amazônica e alta andina”, acrescentou Shady.
Cerca de 18 estruturas foram identificadas em Peñico, diz o comunicado, incluindo edifícios públicos e unidades residenciais.
Fonte: sputniknewsbrasil