Depois de aproximadamente quatro anos à venda no Brasil sem grandes mudanças, o Jeep Commander caminha para logo mais receber a chamada reestilização de meia-vida. Prova disso vem de flagra recente publicado pelo perfil @placaverde, onde o SUV médio aparece rodando em testes com carroceria camuflada. As novidades serão implementadas principalmente no visual, incluindo para-choques e rodas, e alcançarão também o conjunto mecânico, trazendo para o portfólio do modelo a inédita versão híbrida.
Na dianteira, os protótipos camuflados indicam que haverá novo desenho para para-choque e grade, dando ao SUV desenho geral mais dinâmico e alinhado aos lançamentos mais recentes da Jeep. Nas laterais, as rodas serão novas para cada versão. Já a traseira receberá atualizações nas lanternas, com LEDs reposicionados e grafismos inéditos.
O interior não foi alvo do flagra, mas também receberá novidades. São esperadas atualizações pontuais no acabamento, como novos padrões de revestimento no bancos, e aprimoramentos em detalhes do acabamento. O conteúdo de algumas versões também deve mudar, seguindo o padrão de reestilizações de meia-vida.
Na mecânica, a principal novidade será a oferta de um conjunto híbrido inédito para carros da Stellantis no Brasil. Ao contrário dos modelos da Fiat, que oferecem um pequeno conjunto elétrico de 12V e 4 cv — como a dupla Pulse e Fastaback —, o SUV médio terá um sistema mais robusto, de 48V.
O motor a combustão usado no conjunto será o conhecido 1.3 turbo (da nomenclatura T270) que, desde o início deste ano, por conta do Proconve L8, desenvolve 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Já o propulsor elétrico adicional fornecerá 30 cv e 8 kgfm extras nos momentos em que a unidade a combustão for mais exigida.
Conforme apurado por Autoesporte, o Commander híbrido deve ser capaz de tracionar as rodas somente em modo elétrico em condições muito pontuais. Logo, trata-se de um MHEV com características de carros HEV, como o Toyota Corolla Cross. O câmbio adotado será automatizado de dupla embreagem e seis marchas, e-DCT, em substituição à caixa tradicional usada hoje.
O lançamento da reestilização de meia-vida do Commander será dividido em duas partes. Na primeira, o SUV médio receberá todas as novidades visuais programadas, chegando às lojas com as mesmas opções de motorização atuais (ou seja, 1.3 T270 de 176 cv, 2.2 turbodiesel de 200 cv e 2.0 turbo Hurricane de 272 cv). A estreia acontecerá nos próximos meses.
Já o Commander híbrido será apresentado somente em 2026, chegando ao mercado na sequência. A Jeep já confirmou que nenhum carro híbrido sairá do complexo industrial de Goiana (PE) em 2025, indicando que o desenvolvimento do sistema ainda não foi plenamente concluído.
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Fonte: direitonews