Flagra: SUV do Chevrolet Onix surge pela 1ª vez e brigará com Tera e Pulse


O segmento de SUVs de entrada está florescendo no Brasil. Depois de Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera, a Chevrolet prepara um modelo para chamar de seu. A base, assim como os rivais, será um hatch compacto, no caso o Onix. Nada disso é novo, convenhamos. A novidade é que o modelo acaba de aparecer em testes pela primeira vez.

O leitor Gustavo Carnib flagrou um exemplar do SUV do Onix rodando pelas ruas de Campinas (SP). Vale lembrar que a Chevrolet tem um gigantesco campo de provas em Indaiatuba, cidade vizinha.

Nas imagens, é possível notar que o veículo já roda com carroceria definitiva. Apesar de ter camuflagens pesadas, com capas cobrindo dianteira e traseira, não há bitolas desproporcionais ou peças que parecem ter sido encaixadas de outro carro.

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Além disso, parece haver grande compartilhamento de peças com o Onix. Portas, vidros, retrovisores e colunas A e B aparentam ser os mesmos. Por outro lado, é possível que a Chevrolet adote a mesma estratégia que a Fiat com Argo e Pulse.

Na frente, o capô tem uma elevação para dar um ar de robustez ao modelo. O para-choque também aparente ter sido esticado, aumentando o comprimento do SUV de entrada. O rack de teto, outro elemento quase obrigatório no check list dos utilitários esportivos, também está lá.

Por fim, a coluna C parece ter sido esticada para que a queda do teto tenha um ângulo diferente do Onix. Isso também ajuda a aumentar ligeiramente o tamanho do porta-malas. Por fim, as lanternas têm uma pequena seção que invade a tampa traseira.

Ainda é cedo para falar em medidas. No entanto, comparando as portas do SUV de entrada com as do Onix, é provável que o modelo a ser lançado em 2026 tenha os mesmos 2,55 m de entre-eixos do hatch. Isso o coloca entre Volkswagen Tera (2,57 m) e Fiat Pulse (2,53 m), e bem abaixo do Renault Kardian (2,60 m).

Não há qualquer confirmação relacionada a motorizações do futuro SUV de entrada. No entanto, não é difícil imaginar que a novidade compartilhe a mecânica com o Onix. A estratégia certamente inclui o 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta e 121 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre de 6 marchas.

Há dúvidas sobre a utilização da versão aspirada do propulsor, que entrega até 82 cv e 10,6 kgfm de torque. É uma possibilidade, caso a Chevrolet queira competir em um leque maior de opções com o Tera, por exemplo. Menos provável é que o SUV de entrada aproveite o 1.2 turbo de 141 cv usado em Tracker e Montana.

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Fonte: direitonews

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