Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A cidade de Urupema, em Santa Catarina, registrou na madrugada desta terça-feira (24) a menor temperatura do Brasil em 2025 até o momento: -8,16ºC. O frio intenso, aliado a rajadas de vento de até 45 km/h, fez a sensação térmica despencar para -29ºC, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) da Epagri.
Conhecida como a Capital Nacional do Frio, Urupema liderou a lista de mais de 30 municípios catarinenses que registraram temperaturas negativas nas primeiras horas do dia. Em Urubici, os termômetros marcaram -6,9ºC, e em São Joaquim, -6,4ºC. Até às 6h, todos os pontos monitorados pela Epagri em Santa Catarina apresentavam temperaturas abaixo dos 10ºC.
A massa de ar polar que atinge a região Sul do país também provocou geada em diversas áreas da Serra catarinense. Em Florianópolis, mesmo a cerca de 200 km de Urupema, a mínima chegou a 8,5ºC na região Norte da Ilha.
A previsão da Epagri/Ciram é de que o frio se mantenha ao longo da semana. A expectativa é de temperaturas abaixo da média até pelo menos a próxima sexta-feira (27).
Gelo na pista interdita a Serra do Rio do Rastro
Por conta da formação de gelo na pista e ventos de até 100 km/h, a Serra do Rio do Rastro, na SC-390, foi interditada na manhã desta terça-feira. O trecho afetado fica entre os municípios de Bom Jardim da Serra e Lauro Müller.
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) informou que o bloqueio foi realizado por motivos de segurança e recomendou atenção redobrada aos motoristas que transitam pela região. A rodovia é estreita e exige cautela, principalmente em trechos sinuosos, onde veículos pesados precisam parar para manobrar.a
Fonte: gazetabrasil