O Jeep Renegade completou 10 anos no Brasil e ganhou até uma série especial limitada em comemoração. Hoje, porém, vamos falar de duas configurações específicas: a de entrada, que passou a se chamar Sport, e a topo de linha, batizada de Willys. Elas têm uma diferença de preço de exatos R$ 64.700 e Autoesporte vai comparar os dois modelos para entender o que justifica esse salto tão grande de valor.
Antes de começar, é importante dizer que não usamos a versão de 10 anos como a mais cara, justamente, por ser limitada. Dito isso, na linha 2026, o Jeep Renegade foi na contramão do mercado e teve uma redução de até R$ 15 mil na tabela de valores. Confira:
Fato é que, desde a versão mais barata, o SUV compacto oferece itens como faróis Full LED, seis airbags, bem como controle de estabilidade e tração. Entretanto, é só no pacote “Pack Tech” de R$ 8.700 que passa a vir com rodas de liga leve aro 17 e alguns itens de segurança, tópico que abordaremos adiante.
Já a versão mais cara, a Willys, vem de série com tração 4×4 e pneus ATR+ de 17 polegadas, que garantem uma maior capacidade no off-road — alinhado com a proposta da configuração. Além disso, traz o famoso teto solar panorâmico, bem como tecnologias de condução semiautônoma.
Nas dimensões, o Jeep Renegade tem 4,27 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,70 m de altura, 2,57 m de entre-eixos e 320 litros de porta-malas. Ou seja, é um SUV mais alto e largo do que a média do segmento, porém com menor espaço interno e volume de bagageiro.
O Jeep Renegade vem sempre equipado com o motor 1.3 GSE turbo flex de quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta e variação inteligente dos comandos de admissão e escape (sistema MultiAir III). Recalibrado desde o início deste ano para atender à nova lei de emissões brasileira, o Proconve L8, rende 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque com qualquer combustível.
A diferença fica por conta do câmbio e da tração, que refletem de forma significativa no peso do SUV compacto. Na versão mais barata, com tração 4×2, o câmbio é automático de seis marchas da Aisin. Já a configuração topo é 4×4 com a transmissão automática de nove velocidades da ZF. Por isso, o Jeep Renegade Sport pesa 1.476 kg, contra os 1.643 kg da opção Willys.
Essa diferença de 167 kg se reflete diretamente na direção. Isso porque o 0 a 100 km/h do Sport é feito em 8,8 segundos. Já no Willys, a mesma média é cumprida em 9,9 s. Um destaque positivo é a suspensão traseira tipo McPherson, independente, contra rivais que utilizam arquitetura por eixo de torção. Os freios são sempre a disco nas quatro rodas.
Em termos de consumo, não há mudanças. Na tabela oficial do Inmetro (PBEV), o Jeep Renegade faz 7,8 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, os números sobem para 11,1 km/l e 12,4 km/l, respectivamente.
Como é de se esperar nessa altura do campeonato, a versão de entrada do Jeep Renegade muda bastante para a mais cara quando o assunto é lista de equipamentos. Porém, isso não significa que a versão Sport do SUV não valha o preço. O modelo é justo pelo que oferta e se mantém como uma boa opção para quem desejar entrar no segmento dos utilitários esportivos compactos pagando menos, mas há algumas pegadinhas que complicam.
Um exemplo disso é que no Jeep Renegade Sport não há sequer uma central multimídia, dando lugar ao tradicional aparelho de som. A tela de 7” com conexão para Android Auto e Apple CarPlay, entretanto, pode ser adicionada, mas apenas no pacote opcional que custa quase R$ 9 mil. Ou seja, embora entregue um bom desempenho, não vai ser a melhor opção para o consumidor que preza por tecnologia.
Em contrapartida, na configuração mais cara, a Willys, a oferta é maior. Já vem com a central multimídia de 8,4”, teto solar, ar-condicionado de duas zonas e freio de estacionamento eletrônico.
Além disso, há também os equipamentos off-road. Esse é o caso, por exemplo, de tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, suspensão mais elevada, modos de condução “Low” e seletor de terrenos, bem como assistentes de condução como controle de descida, frenagem autônoma de emergência, entre outros.
Jeep Renegade Sport: controles de estabilidade e tração; seis airbags; faróis full-LED; lanternas de LED; ar-condicionado; banco do motorista com regulagem de altura; chave canivete; painel de instrumentos analógico com computador de bordo digital de 3,5 polegadas; direção elétrica; assistente de partida em rampas; vidros, travas e retrovisores externos elétricos; tomada USB-C dianteira; tomada USB traseira; piloto automático; monitoramento de pressão dos pneus.
Opcional – Pack Tech (R$ 8.700): novas rodas de liga leve aro 17; frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, alerta de mudança de faixa; câmera de ré; central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio.
Jeep Renegade Willys: quadro de instrumentos digital de 7 polegadas; ar-condicionado digital de duas zonas; para-barro; rack de teto; chave presencial com partida remota; carregador de celular por indução ventilado; bancos e volante revestidos em couro; sensores de estacionamento traseiros e dianteiros; emblemas da versão, soleiras exclusivas; teto solar panorâmico; bancos em couro com acabamento especial da versão; suspensão elevada; tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, reduzida e seletor de terrenos; controle de descida; adesivos e soleira da versão; rodas aro 17 com pneus de uso misto.
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Fonte: direitonews