Eleições 2022: MP Eleitoral acompanha e fiscaliza o pleito em Porto Alegre (RS)


Foram visitadas seções no Presídio Central e no Madre Pelletier, além da votação paralela, na PUC/RS


Procuradores regionais eleitorais no RS e representante da OAB em visita à seção de votação no Presídio Central – Fotos: Ascom/MPF

Neste fim de semana, enquanto eleitores escolhiam presidente, governador, senadores e deputados estaduais e federais, membros do Ministério Público Eleitoral no Rio Grande do Sul percorreram pontos de Porto Alegre para acompanhar momentos importantes do pleito.

 

No sábado pela manhã, o procurador regional eleitoral auxiliar Paulo Gilberto Cogo Leivas esteve no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) para o sorteio das urnas que seriam usadas na votação paralela. O procedimento, realizado desde 2002, é um mecanismo de auditoria utilizado pela Justiça Eleitoral para comprovar a segurança do voto eletrônico. Já o procurador regional Eleitoral no RS, José Osmar Pumes, participou de sessão de julgamento extraordinária presencial no Tribunal. O objetivo principal da sessão foi apreciar em tempo hábil os pedidos de direito de resposta em propaganda eleitoral que ingressem na Corte Eleitoral.

Durante todo o domingo, Leivas e o também procurador regional Eleitoral auxiliar Lafayete Josué Petter acompanharam o andamento da votação paralela no prédio 30 da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Por volta das 10h, também estiveram na votação paralela o procurador regional Eleitoral e a procuradora regional Eleitoral substituta, Maria Emília Corrêa da Costa. De lá, os dois, ao lado do presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB/RS, Roger Fischer, seguiram para o Presídio Central de Porto Alegre e para o Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier. No Central, dos 1.613 apenados, 77 (detentos provisórios) estavam aptos a votar. No Madre Pelletier, eram 36 aptas de um total de 216 detentas.

À tarde, Pumes concedeu entrevista coletiva no TRE/RS, apresentando um balanço da atuação do MP Eleitoral até o primeiro turno da eleição. E, no fim do dia, ainda no Tribunal, acompanhará a apuração dos votos.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 4ª Região
Fone: (51) 3216 2015 – 2016 – 2017
E-mail: prr4-ascom@mpf.mp.br
Site: http://www.mpf.mp.br/regiao4/
Facebook: https://www.facebook.com/MPFPRR4/
Twitter: @mpf_prr4

Anteriores Bloomberg: insatisfeitos com a União Europeia, EUA instam bloco a ajudar mais a Ucrânia
Próxima Ciro Gomes afirma ser sua última eleição após votar em Fortaleza