A Volkswagen iniciou os testes da segunda geração da Amarok na Argentina, como revelou o flagra publicado pelo Motor1.com. Em vez de desenvolver a caminhonete do zero — ou de utilizar a base da Ford Ranger, como em outros continentes — a marca alemã pegou emprestada a plataforma de sua parceira chinesa, a Saic.
Portanto, a segunda geração da Amarok irá compartilhar sua plataforma e muitos outros componentes com a picape Maxus Terron 9, que Autoesporte teve a oportunidade de conhecer durante o Salão de Xangai (China). Confira o vídeo abaixo:
A plataforma da Maxus Terron 9 é chamada de Interstellar X. A Volkswagen analisou a base técnica chinesa, de carroceria sobre chassi, e concluiu que é suficiente para atender aos padrões de segurança, conectividade e tecnologia da Amarok na América Latina.
Consequentemente, a Amarok deve crescer na segunda geração. A Terron tem 5,50 metros de comprimento, 2,01 m de largura e 3,30 m de distância entre-eixos. A tendência é que a picape alemã preserve algumas das proporções.
Também chama atenção o fato da Terron ter uma proposta mais aventureira que a Amarok, que é vista como uma picape média com pegada urbana. Isso representaria uma mudança positiva no posicionamento do modelo, que ficaria mais atrativo para o cliente do agro.
A nova Amarok seguirá fielmente a filosofia estética da montadora alemã, sem um “rebadge”. Nesse ponto, inclusive, quem dará as cartas será José Carlos Pavone, que chefia os times de design da marca nas Américas. O brasileiro divulgou um esboço conceitual do que podemos esperar.
A nova Amarok continuará apostando no motor diesel para suas versões convencionais, mas reserva algumas surpresas. É o caso da oferta de um inédito conjunto híbrido, que foi recentemente confirmado pelo sindicato dos metalúrgicos da fábrica de General Pacheco, responsável pela produção da atual e da futura picape.
Solução interessante adotada pela Maxus é um sistema de suspensão a ar com altura ajustável e diferentes modos de direção, incluindo Normal, Areia, Lama e Personalizado. Tal recurso corrobora com o argumento de que a Amarok terá uma proposta mais aventureira e menos urbana na América Latina.
Autoesporte apurou com exclusividade que a gigante oriental Saic planeja se antecipar à parceira alemã e lançar a caminhonete original no Brasil com sua própria marca. E isso pode acontecer ainda em 2025.
Fontes ligadas à Saic nos confirmaram que existe uma estratégia da empresa para o lançamento da Terron 9 no Brasil. Uma delas revelou que protótipos da picape média foram trazidos ao nosso país no ano passado para testes de homologação e ajustes para o nosso mercado.
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Fonte: direitonews