Veja 5 carros que ficaram mais baratos após o Volkswagen Tera chegar


O Volkswagen Tera chegou às lojas com altas expectativas. Ele é como se fosse um sucessor do Fusca e do Gol, e tem o objetivo de repetir os resultados destes dois, que foram líderes de vendas por muitos anos em suas gerações. É cedo para afirmar se isso acontecerá, mas seu lançamento já forçou a reação das rivais — e da própria VW — que reduziram os preços dos carros da mesma categoria.

A partir disso, revelamos cinco carros que registraram descontos após a chegada do Tera. Dois deles são concorrentes diretos e estiveram com o novo Volkswagen em um comparativo de Autoesporte.

O Hyundai Creta não chega a ser um concorrente direto do Tera, mas a marca coreana encarou dessa forma. O desconto contempla especialmente a versão de entrada Comfort, com motor 1.0 turbo de até 120 cv e 17,5 kgfm, vendida por preço promocional de R$ 129.990 à vista.

O valor representa desconto de R$ 17.400 sobre os R$ 147.390 cobrados na tabela para unidades 2025/2025 e abatimento de R$ 19.630 sobre exemplares 2025/2026, anunciados por R$ 149.620.

Este valor promocional foi suficiente para a versão de entrada do Creta ficar mais barata que o Tera High, que custa R$ 139.990. Portanto, se você se interessou pelo Volkswagen, saiba que você também pode comprar um carro maior pela mesma faixa de preço.

A tabela de preços do Fiat Pulse 2026 veio com uma surpresa. Os valores começam em R$ 98.990 e chegam a R$ 146.990 na topo de linha Impetus Hybrid. Na prática, a Stellantis tenta se alinhar aos preços cobrados pelo novo rival, que parte de R$ 103.990.

A chegada do Tera também fez a marca ressuscitar a opção manual do Pulse, a Drive, atrelada ao motor 1.3 aspirado, que havia sido descontinuada em meados de abril. Essa unidade desenvolve 107 cv e 13,7 kgfm.

Indo além, conforme apurado pelo site Autos Segredos, a Stellantis pode equipar o Pulse com o mesmo motor 1.0 aspirado do Argo, abrindo espaço para uma versão ainda mais barata. Seria uma óbvia resposta ao lançamento do concorrente, mas correria o risco de “canibalizar” o Argo. Voltaremos neste assunto em breve.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Outro carro que não chega a ser um concorrente direto do Tera, mas que encara sua chegada da mesma forma, é o Duster. A Renault fez uma promoção especial para quem deseja adquirir a versão Intense Plus com motor 1.6 de 120 cv e 16,2 kgfm, e câmbio manual.

O preço despencou de R$ 137.390 para R$ 105.990 na condição de pagamento à vista e oferecendo um seminovo na troca. Também é possível obter um bom desconto ao financiá-lo, mas não tão chamativo quanto este.

Já que abordamos o tema “canibalização” , isso também acontecerá na Volkswagen. Até o fim deste mês, o Polo Track teve seu preço cortado de R$ 95.790 para R$ 85.790. Ele é vendido com motor 1.0 aspirado de 82 cv e 10,3 kgfm e câmbio manual.

Essa movimentação serve para afastar os dois modelos que, inevitavelmente, concorrem na mesma categoria. O cliente deve oferecer um veículo usado na troca, produzido entre 2012 e 2023, com certificado de garantia das revisões realizadas conforme as recomendações do fabricante.

Por fim, a Renault também atualizou o preço do Kardian após a chegada do Tera. O desconto é para a versão Evolution manual, com motor 1.0 turbo de 125 cv e 22,4 kgfm, que agora sai por R$ 104.990. O preço original é de R$ 112.990.

Sendo assim, agora o Kardian turbo é oferecido a um valor próximo do Tera aspirado mais em conta, que sai por R$ 103.990. É uma condição agressiva, ainda mais considerando que o SUV francês é concorrente direto do Volkswagen.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Por que Direito está entre as graduações proibidas de ter ensino à distância?
Próxima Esta é a causa da tragédia com balão em SC que matou 8, segundo a Polícia Civil