Propostos por Donald Trump em seu primeiro mandato, os Acordos de Abraão têm como objetivo consolidar as relações diplomáticas e as parcerias bilaterais entre as nações árabes signatárias e Israel.
“Os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), por exemplo, não aderiram à campanha de sanções econômicas dos Estados Unidos e da União Europeia contra a Rússia por conta da guerra na Ucrânia. Além disso, a presença chinesa no Golfo tem sido fortalecida por meio da Nova Rota da Seda da China.”
🗣🔎 ‘EUA tentam chegar atrasados para tentar contrabalancear um preso iraniano’, afirmou especialista à Sputnik Brasil
Os Estados Unidos tentam reagir tardiamente à crescente influência do Irã no Oriente Médio e buscam, com visitas estratégicas aos “grandes amigos árabes”,… pic.twitter.com/o9YB12Ne6N
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) May 8, 2025
“Em troca do petróleo sempre cru, barato, que os árabes há décadas vêm vendendo para Washington.”
🔥🌍 ‘Onde eles puderem levar conflito, eles vão levando’, afirma pesquisador sobre atuação dos EUA
A política externa dos Estados Unidos no Oriente Médio segue marcada por contradições e provocações, segundo o pesquisador Jorge Mortean, em entrevista à Sputnik Brasil. Para ele,… pic.twitter.com/z9fWgYTtGB
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) May 8, 2025
“Os Estados Unidos agem mais como um ator provocador na região do que, de fato, como um país que está ali para zelar pelas relações estáveis e pacíficas entre as potências daquela região. Onde eles puderem levar conflito, eles vão levando.”
Fonte: sputniknewsbrasil