Flagra: nova Toyota Hilux terá design com receita da S10 e versão híbrida


Aguardada desde o final do ano passado, a profunda reestilização da Toyota Hilux parece cada vez mais próxima de chegar ao mercado. Protótipos da picape média renovada têm circulado com mais frequência nos últimos meses e, a cada aparição, mais detalhes são revelados. No flagra mais recente, captado no Oriente Médio pelo perfil @kurdistan_automotive_blog_, a caminhonete aparece na versão topo de linha e com design praticamente finalizado.

Nas imagens, é possível notar que a Toyota renovará a Hilux com a mesma receita que a Chevrolet aplicou na S10. Ou seja, conservará a plataforma e a estrutura geral da cabine (incluindo o formato das portas), atualizando o design da dianteira, da traseira e do painel. Na frente, o conjunto óptico será dividido em duas partes, sendo a superior com DRLs em LED e a inferior com os faróis principais (também em LED). Na traseira, a tampa da caçamba será redesenhada e as lanternas serão inéditas.

Na laterais, apesar de o desenho das portas ser o mesmo, haverá rodas nova para todas as versões. O protótipo flagrado revela ainda que a versão topo de linha ganhará diversos elementos estéticos novos, como santo-antônio integrado à caçamba, novos para-lamas e estribos laterais. No geral, será a mesma estratégia já adotada pelas rivais S10 High Country e Mitsubishi Triton Katana.

Mecanicamente, tudo indica que a Toyota aproveitará a reestilização para ampliar a oferta da versão híbrida da Hilux, já vendida em mercados da Europa. O conjunto híbrido leve (MHEV) de 48V une o conhecido motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros com 204 cv de potência a um motor elétrico (que substitui alternador e motor de arranque) de 16 cv. Além disso, há um conjunto de baterias de íons de lítio com 0,2 kWh de capacidade. O conjunto também inclui um sistema start-stop de nova geração.

Apesar de ser uma reestilização profunda a partir da mesma plataforma, o projeto é tratado como nona geração e foi antecipado por Autoesporte em novembro de 2024. De acordo com documentos aos quais tivemos acesso, os polos de desenvolvimento da picape média profundamente renovada são Brasil, África do Sul e Tailândia. O projeto é conhecido internamente pelo código 640X.

O lançamento da nova Toyota Hilux deve acontecer primeiramente na Ásia, ainda em 2025. Para abastecer o Brasil, a produção da picape média será mantida em Zárate, na Argentin). Contudo, aqui a nova caminhonete só chega em 2026. O projeto também inclui a renovação do SUV SW4, neste caso previsto para 2027.

Em 2024, a Hilux vendeu no Brasil 50 mil unidades e registrou o melhor resultado no país desde 2002. A picape é líder isolada do segmento há anos e tem vantagem comercial considerável sobre as rivais Ford Ranger (31.852), Chevrolet S10 e (27.389) e Mitsubishi Triton (10.980). No mundo, a Hilux foi a picape mais vendida de 2024, com mais de 617 mil unidades entregues nas mais diversas regiões.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Defesa de juiz que usou nome falso diz que ele sofre de 'transtorno de personalidade esquizoide'
Próxima Morre o ator Francisco Cuoco aos 91 anos