Na quarta-feira (7), o conclave no Vaticano não chegou a um consenso sobre o novo representante. O cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, anunciou há pouco, na sacada da Basílica de São Pedro, a eleição de Prevost, que escolheu como nome Leão XIV.
Em seu primeiro discurso na praça de São Pedro, Leão XIV reafirmou seu compromisso de seguir os passos de Francisco.
“Somos discípulos de Cristo, Cristo nos precede, o mundo precisa de sua luz. A humanidade precisa dele como a ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Nos ajudem também, uns aos outros, a construir pontes com diálogo, com encontro, todos juntos num único povo, sempre em paz. Obrigado, papa Francisco!”
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos e é conhecido como “pastor de duas pátrias”, em razão de sua atuação missionária no Peru, durante o período de 1985 a 1998.
Pouco mais de duas semanas após a morte do papa Francisco, no último dia 21, aos 88 anos, teve início o processo para eleger o novo líder. Ao todo, 133 cardeais participaram do processo.
A trajetória de Francisco foi marcada por declarações consideradas progressistas, que por vezes contrariaram a ala tradicional da Igreja Católica. Criticava abertamente guerras, entre elas a ofensiva israelense na Faixa de Gaza.
Fonte: sputniknewsbrasil