Segue até 30 de junho prazo para escolas participarem da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente


As escolas públicas e privadas de todo o país têm até 30 de junho para participar da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a iniciativa convida crianças e adolescentes, do 6º ao 9º ano no ensino fundamental, a refletir sobre os desafios ambientais e a desenvolverem projetos de ação para transformar suas realidades locais.

A conferência é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a CNIJMA é parte fundamental da construção de uma cidadania ambiental ativa. “A educação ambiental forma cidadãos que entendem seu papel na construção de um Brasil mais justo, democrático e sustentável”, já declarou a ministra. “Quando crianças, jovens e adultos debatem e propõem soluções para os desafios ambientais, estamos plantando as sementes de um futuro em que o conhecimento, o cuidado com a vida e o compromisso com o bem comum caminham juntos”, completou.

A conferência na escola é a primeira e mais importante etapa do processo. É nesse momento que os estabelecimentos de ensino debatem o tema, por meio de atividades pedagógicas e rodas e conversa, e definem o projeto de ação da escola. A mobilização é voluntária e tem potencial de envolver mais de 60 mil escolas, 775 mil professores e 9 milhões de estudantes.

Ao final dessa fase, os alunos também irão eleger o/a delegado/a e o/a suplente que serão responsáveis por defender o projeto nas etapas posteriores – conferências estadual e nacional, e o profissional da educação que fará o acompanhamento dos estudantes.

Além de promover a educação ambiental e climática, a conferência fortalece a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e incentiva a criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) nas escolas.

Após o desenvolvimento das conferências, as instituições deverão registrá-las no site da CNIJMA, até 5 de julho.

Idealizada por Marina Silva, a primeira CNIJMA foi realizada em 2003. As demais ocorreram até 2018. A edição deste ano se soma aos esforços do governo federal para engajar a sociedade na agenda climática, pauta que será amplamente discutida na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada na cidade de Belém (PA), em novembro. “Educar para o meio ambiente é educar para a democracia, para a solidariedade e para a justiça social”, pontuou a ministra.

Pará já realizou conferência estadual

Nos dias 2 e 3 de junho, o diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, Marcos Sorrentino, participou da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Pará. A etapa ocorreu na capital Belém e reuniu mais de 2 mil pessoas, entre estudantes, professores e representantes da comunidade escolar de várias regiões do estado. O governador do estado, Helder Barbalho, e a vice-governadora Hana Ghassan, também participaram do encontro.

“As presenças do governador, da vice-governadora e de profissionais de educação e estudantes de todo o estado do Pará demonstram a importância desse processo da CNIJMA na construção das necessárias mudanças culturais que as sociedades do Brasil e do Planeta estão a exigir”, ponderou Sorrentino.

Organizada pela Secretaria de Estado de Educação, a conferência estadual paraense promoveu debates, oficinas e apresentações de projetos voltados à justiça climática e ao protagonismo juvenil.

Confira o calendário da CNIJMA:

– até 30 de junho: conferências nas escolas;
– prazos definidos localmente: etapas regionais ou municipais (opcionais);
– até 15 de agosto: conferências estaduais;
– 6 a 10 de outubro: etapa nacional em Brasília.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: gov.br

Anteriores Fórmula 1 anuncia parceria de longo prazo com empresa de consultoria
Próxima Estudante é baleada durante aula de educação física em escola na Zona Norte do Rio