Veneno de escorpião da Amazônia é capaz de matar células do câncer de mama


Equipes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em um estudo feito em colaboração, identificaram na toxina do Brotheas amazonicus uma molécula comparável à de um quimioterápico comumente usado no tratamento do câncer de mama.

“Conseguimos identificar por meio de um trabalho de bioprospecção uma molécula na espécie desse escorpião amazônico que é semelhante à encontrada em peçonhas de outros escorpiões e com ação contra as células do câncer de mama”, disse Eliane Candiani Arantes, professora da USP e coordenadora do projeto, à Agência FAPESP.

Supertelescópio James Webb faz primeira descoberta de exoplaneta - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2025

Candiani também destaca a importância da biodiversidade na Amazônia, habitat natural deste escorpião. Para a pesquisadora, é importante explorar o local na busca do desenvolvimento de novas curas.

“Na Amazônia, nós temos uma riqueza enorme de animais e plantas que precisam ser exploradas. Essa biodiversidade brasileira eu acho que é única no mundo.”

Os resultados preliminares do estudo foram apresentados pelos brasileiros na França, em um evento da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Segundo a Agência Brasil, a pesquisa está na fase 3 de estudos clínicos, etapa final de análise de um novo medicamento antes de ser aprovado para comercialização.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Novo Hyundai Creta terá mudança radical de design e motorização híbrida
Próxima Irã não pode ter armas nucleares, se eles escolherem outro caminho EUA não terão escolha, diz Trump