Campos afirmou que as conversas do PSB para a formação de uma federação com o PDT, por exemplo, começaram em 2022. Os partidos, em outras oportunidades, já formaram alianças em outros níveis.
“É uma conversa de aproximação partidária, entendendo os desafios que os partidos têm, com muita esperança de poder construir politicamente juntos. Não tenho nenhuma dúvida de que há interesse em caminhar lado a lado”, disse o prefeito de Recife. “O nosso interesse, do PSB, sempre foi dialogar.”
Para as eleições de 2024, foram criadas três federações: Brasil da Esperança (PT, PcdoB e PV), PSDB-Cidadania (PSDB e Cidadania) e Psol-Rede (Psol e Rede). Delas, hoje apenas PSDB-Cidadania foi desfeita pelos partidos.
O Diretório Nacional do Cidadania decidiu por unanimidade, em março, acabar com a federação com o PSDB por sentir uma desvantagem política, ao perder prefeituras e cadeiras nas câmaras municipais e estaduais, além do Congresso.
A união do Cidadania com o PSB já era esperada e, segundo o diretório do partido, deve acontecer até julho. O PSDB, por sua vez, cogitou se fundir com o Podemos. A fusão chegou a ser aprovada na convenção do partido, mas os tucanos decidiram recuar e interromperam o processo.
Houve ainda, em abril, União Brasil e Progressistas (PP), que anunciaram a criação da federação União Progressista Brasileira (UPB).
O que é federação partidária?
Uma federação partidária é a união de dois ou mais partidos que decidem atuar como um só. Criado em 2021, esse formato foi aprovado pelo Congresso Nacional em uma reforma eleitoral e começou a valer a partir das eleições de 2022.
Fonte: sputniknewsbrasil