Estudo indica o que pode acontecer com a Terra se asteroide perigoso atingir a Lua em 2032


Os cálculos indicaram uma probabilidade de 3,1% de colisão com o nosso planeta em 22 de dezembro de 2032 – o maior risco para um objeto deste tamanho na história das observações. No entanto, as observações posteriores excluíram um impacto com a Terra, mas a probabilidade de atingir a Lua, pelo contrário, subiu para 4,3%. Se isso acontecer, as consequências podem ser dramáticas – e perigosas.
De acordo com um novo estudo publicado neste mês no servidor de pré-impressão arXiv, a colisão do 2024 YR4 com a Lua será comparável a uma poderosa explosão nuclear pela energia liberada.

O impacto lançará até 100 milhões de kg de detritos lunares para o espaço. Se a referida rocha espacial atingir o lado da Lua voltado para a Terra – que é aproximadamente uma chance de 50/50 – até 10% desses detritos poderiam ser puxados pela gravidade da Terra nos dias seguintes, apontam os cientistas, avança o portal.

Essa chuva intensa de meteoros representaria uma séria ameaça para as sondas orbitais. Pequenos detritos (1-10 mm) voando a velocidades de dezenas de quilômetros por segundo podem danificar satélites. O número de meteoritos no espaço próximo da Terra aumentaria 1.000 vezes.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores PF Prende Suspeitos e Apreende R$ 12 Milhões em Imóveis em Nova Fase de Operação Contra Fraudes no INSS
Próxima Caça dos EUA desaparece no mar Vermelho; 2º avião que cai em 1 semana, afirma mídia